Olá amores!
Como muitos dos meus leitores são novos e a escola só ensina a ser empregado, que no final das contas são os que pagam todos os impostos, vou passar para vocês o conceito de ativo e como começar os seus, para que consiga outras fontes de renda no médio/longo prazo.
Se gostar do conteúdo por favor compartilhe e deixe um comentário, assim a educação financeira de verdade, não aquela baboseira ensinada nas escolas e na maioria dos canais do Youtube, chega a mais pessoas ;)
O que é um ativo?
Caso queira entender todo o conceito de forma ampla, sugiro o vídeo abaixo:
Explicação mais ampla
Agora que você já entendeu o conceito de forma geral, vamos dar uma aprofundada no conteúdo.
Sua riqueza deve ser baseada em ativos
Se viu o vídeo acima, agora você entendeu que ativos são qualquer coisa que coloca dinheiro no seu bolso. Agora, para se conseguir comprar vários ativos em várias áreas é preciso ir um pouco mais além nesse conceito:
Ativos são tudo que colocam dinheiro no seu bolso sem a sua presença!
Ficou difícil de entender? Vamos há um exemplo prático:
Se você cria um canal do Youtube e cria roteiros, edita os vídeos, faz o SEO e sobe para o seu canal ele é um ativo?
Em um conceito amplo não.
Como está gastando tempo trabalhando nele, considero mais uma profissão que um ativo.
Não há problema em começar um negócio dessa forma, desde que tenha a mentalidade que todo dinheiro gerado deve ser reinvestido em automação do processo.
No caso do canal, assim que gerasse uma quantidade de dólares (seja por programas de afiliados ou pelo próprio adsense), você deveria buscar freelas para fazer o roteiro, editar os vídeos e fazer o SEO. Seu único trabalho deveria ser subir o vídeo com as tags e palavras chaves corretas.
Entendeu a ideia?
Se antes você demorava 6 dias para montar os vídeos da semana para o canal, agora vai demorar apenas 1.
Esse tempo livre pode ser usado para montar outro canal seguindo esse mesmo modo de trabalho.
Com o tempo, você teria 6 canais monetizados, onde seu único trabalho é subir os vídeos e contratar os freelancers. Só por trabalhar dessa forma já multiplicaria seus ganhos por 6, afinal sozinho seria possível cuidar de somente 1 canal, agora você tem 6!
Com o tempo, conforme os canais crescem, é possível contratar freelas para correrem atrás de pautas para você também, de modo que seu único trabalho será subir os vídeos e gerenciar a equipe.
Inclusive chegará um tempo em que em poucos dias você conseguirá material para todos seus canais podendo criar vários outros ou se dedicar a criação de outros tipos de ativos.
Não se baseie em dinheiro
Um erro muito comum que comentei nesse post é basear sua riqueza em relação a dinheiro sem lastro. De que adianta economizar a vida inteira para ter um milhão na conta se pode entrar um Ciro da vida e desvalorizar a moeda igual estão fazendo na Argentina?
Nossa economia é baseada em dívidas e você pode (e deve) usar elas para fazer ativos!
Vamos a outro exemplo:
Atualmente a maioria usa o limite do cartão ou pega empréstimos no banco para comprar uma casa para morar ou um celular financiado. Isso logicamente é uma burrice porque nenhum dos dois vai gerar dinheiro para pagar a dívida.
Mas se ao invés de comprar um celular você pegasse essa grana e comprasse itens para fazer cocadas alemãs, combinando com uns amigos para fazerem entregas, deixando uma parte para o marketing com tráfego pago no Instagram?
Com o dinheiro das vendas você paga o empréstimo e ainda pode usar o lucro para reinvestir no negócio, criando uma marca e atraindo mais clientes. Dessa forma sobra dinheiro para terceirizar a produção e pronto: Você tem mais um ativo gerando renda sem que você precise trabalhar ativamente nele.
Você fala como se fosse fácil...
Eu sei que dando esses exemplos pode parecer que fazer dinheiro é muito simples, e é mesmo, mas há uma diferença entre simples e fácil. Largar a CLT exige esforço, trabalho e principalmente risco porque, além de não ter mais a certeza do salário caindo na conta todo mês, ainda há grandes chances de dar errado.
Além disso é quase regra entre os empresários que você vai quebrar muitas vezes até acertar, quem ganha dinheiro são os que aprendem com os erros e não desistem.
Em contrapartida você receberá dinheiro de vários clientes, bem diferente de um assalariado que recebe somente de um, a empresa que ele trabalha.
Nada impede que a empresa declare falência e não pague ninguém, eu mesma tenho um processo trabalhista há mais de 5 anos que não saiu por esse motivo.
Olhando por este ponto ser empresário é muito mais seguro!
Pense a longo prazo
Brasileiro tem o sério problema de começar algo e precisar receber no mesmo mês, achando que empreender é igual a CLT. Em uma empresa física a média de retorno sobre o investimento é de 2 a 5 anos. Já pensou em trabalhar 5 anos de graça?
Os empresários sim, por isso são recompensados no futuro, e ainda tem gente que acha que são malvadões. Eles são heróis, isso sim!
No Youtube funciona da mesma forma. Veja canais grandes e notará que por vários meses e até anos eles criaram conteúdo sem ganhar um real, aí num belo dia o algoritmo do Youtube resolve espalhar um vídeo, tornando o canal conhecido e aumentando os ganhos exponencialmente.
Empreender não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona.
Tenha isso em mente ou será escravo a vida inteira.
Beijo da maga!
0 Comentários
Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!