Porque investir para longo prazo é burrice - Vai abrir a sua mente


Olá amores!


Hoje quero compartilhar com vocês um vídeo que simplesmente explodiu minha mente quando assisti, e de quebra acabar com o argumento de quase todos canais de investimento do Youtube.

Lembra aquela conversa de "

invista para sua aposentadoria"ou "junte todos os meses e terá muito mais que o INSS"?

Tudo besteira. Veja esse pequeno vídeo do autor do Pai Rico, Pai Pobre e enteda o porque:

 


 

Usando dívidas como dinheiro

Sabe quem paga impostos? 

Os empregados, rico simplesmente não paga imposto, sabe porquê?

Porque não são empregados!

As empresas tributariamente falando pagam imposto somente sobre o lucro, por isso o segredo está em não ter lucro!

Peraí... Como assim???

 Vamos supor que você seja uma empresa que não se enquadra no simples nacional, pagando 20% de imposto. O segredo aqui é que qualquer prejuízo pode ser abatido do imposto, bastando sempre estar no prejuízo para nunca pagar nada.

Continuando nosso exemplo, caso você lucre R$10.000,00 mil, por exemplo, basta usar essa grana para fazer mais dívidas, comprando ativos.

Se sua empresa for de publicidade, pode usar esse dinheiro para adquirir ferramentas que automatizem o processo ou empréstimos para começar outros segmentos de mercado com a mesma marca.

Um bom contador tributarista sabe perfeitamente fazer essas manobras que, além de dentro da lei, vão evitar dar qualquer dinheiro para os parasitas.

Além da manobra com o lucro também é possível ganhar subsídios, criando negócios que os políticos acham que a sociedade precisa. 

 Como o Robert tem milhares de imóveis, constantemente o governo dá subsídios pra ele construir casas. 

Aí ele pega essa diferença e usa para pegar empréstimo com o banco, construindo essas casas e dando menos de 20% de entrada e parcelando o resto.

Com os aluguéis dos imóveis ele paga a prestação para o banco e usa o lucro para comprar mais, e assim vai...

Pegou a ideia?


Impressão desenfreada

Essa impressão de moeda por parte dos narigudos que comandam os bancos centrais nos mostram que riqueza baseada em dinheiro é algo sem sentido.

Pra que vou trabalhar a vida inteira, me privando de várias coisas para depois de 30 anos ter um milhão de reais quando o governo em uma crise no meio do caminho pode imprimir bilhões e corroer todo meu poder de compra futuro?

"Ain mais o cálculo é baseado na inflação..."

Outra piada

Esse índice não pode medir a desvalorização do dinheiro. Desde que o dólar foi criado até hoje ele já perdeu 95% do seu poder de compra

Só um doido para colocar toda sua vida em algo assim.


Então o que fazer? Gastar tudo?

Isso é o que a maioria faz, herança da inflação galopante que tínhamos onde o dinheiro desvalorizava mais de 80% no mesmo dia.

Como a maioria é empregado (paga impostos sobre o que ganha e não sobre o lucro) e compra tudo de passivos (coisas que tiram dinheiro do seu bolso) passam a vida correndo atrás do dinheiro, claramente o que não queremos.

Como ficar juntando papel colorido também não é uma opção inteligente, o melhor a se fazer é usar o dinheiro para comprar ativos reais, e deixar os papéis para os pagadores de impostos.

 

O que são ativos reais?

Caso não esteja familiarizado com esse termo, ativos são tudo que "colocam dinheiro no seu bolso" sem seu esforço. Muitos chamam de renda passiva.

Como ativos reais, temos ativos valiosos e realmente escassos como o ouro, prata e o bitcoin.

Também podemos colocar nesse grupo marcas, patentes, empresas e ações/Fiis. Robert diz que não gosta de ações porque as empresas não estão sobre seu controle, uma ideia que estou começando a pensar também, mas isso é assunto para outro momento.

Hoje na era da informação temos vários ativos muito mais fáceis de criar. Um canal no Youtube, por exemplo, pode ser um ativo caso a criação de vídeos e roteiros seja terceirizada.

O trabalho com dropshipping ou lojas virtuais também pode ser um ativo, se puder terceirizar as entregas e atendimento ao cliente.

E assim com vários outros mercados.

 

Aumentando o capital

Quem já leu o pai rico sabe que o Robert era de uma família pobre e teve que construir sua fortuna sozinho, fazendo isso com quase pouquíssimos recursos.

Como ele fez isso? - Você pode estar se perguntando.

Simples, ele pediu dinheiro para o banco! Depois que comprou seu primeiro imóvel ficou ainda mais fácil de comprar o próximo e assim foi. Hoje ele tem mais de 8 mil imóveis... Imagina

Para começar a empreender ele pediu dinheiro para investidores e abriu sua empresa de carteiras e... Ela quebrou.

Isso normalmente acontece várias vezes com empresários, nesse ponto que a maioria desiste. Ele, ao contrário da manada, analisou seus erros e disse aos investidores que os pagaria de volta. E acabou pagando mesmo.

"Está dizendo para eu sair pedindo dinheiro emprestado e começar negócios?"

Sim e não.

Como disse antes, hoje está muito mais fácil e barato de começar, indo para o mercado digital. 

Agora pedir um empréstimo, comprar lotes de produtos que estão vendendo bastante e colocar mais baratos nos marketplaces pode parecer arriscado, mas é uma excelente forma de aprender. 

A pressão de pagar o empréstimo será um grande motivador para você focar e tentar vender, anunciando em todos os lugares possíveis.

 

Use a criatividade

A pior coisa que um pai pode dizer para um filho é "não podemos comprar isso". Ela termina o processo de criatividade da criança, que começa a achar que se o pai não tiver dinheiro não conseguirá comprar.

O Pai rico sempre dizia: "Nunca diga: "Não consigo comprar" e sim "o que posso fazer para comprar aquilo?"...

Essa pergunta é aberta, fazendo o cérebro continuar trabalhando para achar uma resposta.

Quando deixamos o cérebro trabalhar assim vemos oportunidades onde outros veem problemas. Aí basta empacotar a solução em um pacote bonito e vender pra eles.

Um exemplo simples é comprar produtos para fazer brigadeiros e achar alguém que esteja disposto a vendê-los, ganhando a metade. 

 Outra ideia é comprar uma máquina de cortar grama e encontrar alguém sem emprego que corte, ganhando a metade também.

Comece a fazer essa pergunta e tenho certeza que vai achar vários problemas que você poderia estar ganhando dinheiro solucionando ;)

 

Porque os estudantes são pobres?

A maioria é pobre porque fazem o que forma ensinados na escola:

Estudar muito, aceitar tudo que o professor diz como verdade absoluta e virar um CLT, pagando impostos antes de receber o dinheiro como belos escravos do sistema.

Com isso, são ensinados a gastar tudo que tem com passivos, cursos superiores inúteis e bugigangas sem valor. Prontinho, está aí a receita da pobreza.


Agora que você já entendeu a lógica, está na sua mão fazer dinheiro!



Beijo da maga!







Postar um comentário

4 Comentários

  1. Mas a ideia que você defendeu até hoje não era justamente pegar o dinheiro e investir fazendo ele gerar mais dinheiro pra você até o ponto que o dinheiro trabalha pra ti e você manda o middle finger pra vida de rato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente sim ;( , mas tem um motivo.

      Antes a fórmula realmente poderia funcionar, porque os juros funcionariam a seu favor.

      Maaaas, veio a fraudemia e os governos começaram a imprimir loucamente, mandando todas as moedas para o espaço e impossibilitando qualquer planejamento de médio/longo prazo.

      Exatamente por isso criei esse post, para mostrar para vocês a importância de ter ativos reais, não dinheiro e também que vivemos em dívidas e que é possível usá-las para fazer mais dinheiro.

      Eu, sinceramente, preferiria investir mil por mês e ter um milhão em 10 a 15 anos porém, no cenário que vejo agora, é possível que esse milhão não compre nem um palito, como é o caso da Venezuela hoje.

      Mudei de ideia devido as circunstâncias, caso ache que estou errada críticas construtivas são muito bem aceitas.

      Beijo!

      Excluir
  2. "A maioria é pobre porque fazem o que forma ensinados na escola:

    Estudar muito, aceitar tudo que o professor diz como verdade absoluta e virar um CLT, pagando impostos antes de receber o dinheiro como belos escravos do sistema.

    Com isso, são ensinados a gastar tudo que tem com passivos, cursos superiores inúteis e bugigangas sem valor. Prontinho, está aí a receita da pobreza."

    Mandou a real! A maioria dos milionários nem fizeram o ensino médio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!

      Estou avisando vocês mais cedo, se eu soubesse disso antes teria me poupado no mínimo uns 10 anos.

      Beeeijo!

      Excluir

Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!