Olá amores!
Faz um tempo que eu não escrevia sobre essas questões mais elevadas, por isso gostaria hoje de falar sobre a frase que mais escuto dos NPCs que querem te ferir como se alguém ligasse para sua opinião:
"Você é um fracassado!"
Essa afirmação em si não faz muito sentido, já que o conceito de "sucesso" para cada pessoa é diferente. Vou abordar o assunto em 3 visões distintas para você entender o que eu estou querendo dizer.
Usarei a visão dos familiares e o que a sociedade vende, dando também a minha visão sobre o assunto.
Se quiser contribuir para o post deixe um comentário abaixo, gosto muito de interagir com vocês!
IMPORTANTE: A princípio o Google voltou com a minha monetização (weeeee), mas como não sabemos quando voltará a inventar novos problemas, peço que acesse a nossa página de promoções e saiba como ajudar a Maga e ganhar dinheiro com isso!
1 - Visão do Familiar
A família, na maioria formada por boomers e pessoas que cresceram vendo desenho da Disney, banheira do Gugu e Sushi erótico do Faustão tem uma visão bitolada, sexualizada e padronizada da vida.
Por isso você verá que quase todos dizem a mesma coisa sobre o que pensam sobre futuro e sucesso, a ideia não é deles, foi colocada lá pela mídia.
Para eles só alcança o sucesso quem tem uma esposa, filhos, um bom emprego, casa e um excelente carro na garagem. Se você for um funcionário público de um cargo relevante então (algo ligado ao judiciário ou que sabem que paga bem) será usado de modelo para os mais novos.
Todos sorriem e ficam felizes nas fotos, mas em casa brigam porque não souberam escolher as suas esposas, deixaram a TV educar seus filhos e acreditaram na promessa de aposentadoria do governo e agora que mal dá para se sustentarem.
De brinde cuidam dos netos, como se cuidar dos seus filhos já não fosse o suficiente. É uma vida sem paz.
Como bom fdp que bostileiro é, ao invés de ensinar os mais novos para não seguir esse caminho ou no mínimo os problemas que vão haver, a maioria diz que isso é atingir o "sucesso", incentivando a entrar nessa canoa furada.
Como não tem a mínima noção de economia, não entendem que hoje os imóveis e carro custam 10x mais caro e o poder de compra é menor que na época deles, te chamando de vagabundos por você não sair de casa e não gastar tudo que tem em aluguel.
A maioria não se esforçou para criar um negócio que o filho pudesse tocar ou uma poupança para que ele começasse a investir.
Só pagaram uma uniesquina (e olhe lá), não se importaram em evoluir uma área que ele fosse bom e nem deram educação bíblica, só disseram que o único caminho era através de clt.
Aí o jovem faz tudo certo para no final de mais de 20 anos de estudo ficar desempregado. O pior é que nem as coisas básicas, como plantar uma batata ou filtrar água aprenderam para te ensinar e ainda te chamam de fracassado...
Pensando em todas essas coisas, quem teve filho sem a mínima preocupação de criar uma estrutura ou ensinar, deixando tudo na mão de professoras desconhecidas de cabelo colorido não tem nenhuma moral para criticar das más escolhas dos filhos.
Deviam assumir sua irresponsabilidade em guiá-los quando mais jovens e tentar consertar agora.
2 - Visão da Sociedade
Agora vamos do que a sociedade pensa que é sucesso, mas que na verdade é o que os donos da mídia que vende essas idiotices querem que você pense. Antes o padrão era dinheiro, status e coisas materiais.
Hoje é likes, comentários e conquistas vazias, como ser o primeiro lugar em um jogo que você não ganha nada jogando, por exemplo.
A TV sempre traz pessoas que ficaram famosas na internet por qualquer besteira, incentivando os jovens a serem cada vez mais idiotas somente para serem reconhecidos e terem dinheiro ou fama.
Como as famílias não ensinam mais a base bíblica, só restou medir uma pessoa pela quantidade de dinheiro ou seguidores que ela possui... Que bela evolução tivemos como sociedade né?
Essa visão de mundo criou pessoas hedonistas, materialistas e totalmente focadas em conseguir dinheiro, não importando se tem que ferir qualquer um dos 10 mandamentos pra isso (taí a Suzane que churrascou os pais por dinheiro como exemplo...)
Com isso, o que antigamente era uma sociedade patriarcal forte, com lideranças capazes de mover milhares de famílias com somente uma ordem, deu lugar a famílias desestruturadas, sem liderança e sem presença paterna em casa.
Isso na casa dos pobres, claro, as dinastias tem famílias estruturadas e patriarcais. Assim eles crescem unidos, se mantém no topo enquanto o resto do gado fica brigando por político de estimação.
As crianças que foram crescendo dessa forma tiveram o máximo de conforto, porém sem os limites que um pai presente deveria dar.
O resultado são jovens totalmente ensinados pela mídia e "influencers", jovens que odeiam as pessoas que os sustentam enquanto fazem tudo para receber likes de desconhecidos.
Se isso não é insanidade eu não sei o que é.
Para a Sociedade, ter "sucesso" é ter bens para mostrar no "Insta" ou perfis com muitos seguidores, mesmo que você não conheça nenhum. O ser humano agora passa a ser só um número, uma massa de gados onde só o dono da fazenda importa.
Isso, claro, ajudou muito a controlar as massas, já que agora não precisamos mais convencer cada patriarca a fazer o que a gente quer, basta forçar o "influencer" e ele convencerá sua manada de zumbis a fazer o que ele mandar.
Crie minorias e grupos pagos por trás das cortinas para "cancelar" todo influencer que fale contra a agenda ou quem a gente apoia e pronto! Teremos uma sociedade que fará exatamente o que quem paga esses grupos querem.
A maioria que seguem esses caras perderam o senso crítico. Eles tiraram Deus do centro e colocaram essas pessoas, por isso não conseguem refletir racionalmente, acabam tomando suas decisões com base nas emoções.
Se um evento acontecer com alguém que não gosta do seu "influencer", eles atacarão ferozmente. Agora se o mesmo evento acontecer com alguém for a favor dele, mesmo que seja errado, seus seguidores encontrarão uma maneira de passar um pano, inventando uma desculpa para acalmar o pouco de bom senso que ainda tem.
No geral, a sociedade quer que você faça qualquer coisa pela fama que somente poucos vão alcançar. Assim você vai tentar a vida toda, fracassar e achar que todos que tiram fotos na rede social são felizes e você não, entrando em depressão profunda sem saber seu lugar no mundo.
Se esse é o seu caso, veja esse post e entenda que estamos sendo testados e vencer o teste é a única coisa que importa.
Quem controla as pessoas que controlam a mídia tem prazer em ver as pessoas sofrendo, é por isso que você só vê desgraça na televisão e padrões que você nunca vai alcançar. Ver você chorando, depressivo e se churrascando é tudo que eles desejam.
Não dê esse gostinho a eles!
3 - Minha visão
Bom, agora que você já viu as visões de mundo e para que elas foram criadas, vou dar a minha visão de sucesso:
Alcançar seu objetivo!!!
"Como assim?" - Você deve estar se perguntando.
Bom, digamos que seu objetivo de vida é ajudar os pobres. Aí você se candidata em uma ONG e sai pelo mundo doando seu tempo para ajudar quem é esquecido pela 0NU que supostamente deveria ajudá-los.
Se você fizer isso a sua vida inteira é uma pessoa de sucesso, certo?
Da mesma forma que se seu objetivo é ter somente um pc gamer e viver em uma casa minúscula e conseguir, será considerado alguém de sucesso também.
Outros vão querer construir família (já pesquise outros países) e ter coisas mais caras e está tudo certo! Contando que não viva por elas, tudo bem também.
Da mesma forma que cada ser humano é diferente, seus objetivos também são e isso é incrível! Mas sabe qual é o maior problema?
A maioria das pessoas não sabe o que quer!!!
Vivem a vida dia após dia sem metas de longo, médio e curto prazo. Tem muitos sonhos, mas nenhuma data para concretizá-los nem um planejamento financeiro pra isso.
Por isso sempre serão somente sonhos.
Se você quer alcançar seus objetivos, antes precisa de objetivos para alcançar, certo?
Comece a pensar nisso! Coloque-os em um papel descrevendo quantos anos quer e quanto vai custar cada um deles. Depois disso divida o valor pelos meses, assim saberá quanto tem que juntar até conseguir adquirir esse objetivo.
Se for pouco tempo para quanto você ganha, pense em formas de ganhar mais ou aumente o tempo, assim os juros compostos te ajudam na jornada.
Se imagine com seu sonho. Lembre-se que você só trabalhará duro se for algo que valha a pena o esforço. Tem que ser algo que te motive a acordar de manhã e trabalhar.
Faça anotações de quanto está juntando mensalmente, ver que a cada mês está mais perto do seu sonho é muito motivador!
Aprenda sobre investimentos para comprar ativos. Deixar tudo em moeda que só desvaloriza e pode ser impressa infinitamente não é uma estratégia muito inteligente a médio e longo prazo.
Foque em comprar coisas escassas que se valorizam!
Depois que alcançar seus objetivos, você pode se considerar alguém de sucesso!
E o melhor, esse sucesso será você provando algo pra você mesmo e não para outras pessoas!
Olhar para trás e ver que você, com a ajuda e bênçãos de Deus conseguiu alcançar o que planejou dá um sentimento tão bom que até as pequenas coisas, como comprar um tênis com seu próprio dinheiro geram uma alegria grande demais. Experiência própria!
E você, o que precisa ter, fazer ou aprender para se considerar uma pessoa de sucesso? Que metas quer atingir? Conta pra mim nos comentários!
Beijo da maga!
4 Comentários
Ótimo desenvolvimento. O maior problema é significado e objetivo mesmo pois a maioria das pessoas vive sem saber qual é o deles. E a falta da religião também é um problema enorme.
ResponderExcluirRealmente. Demora muito para as pessoas entenderem a importância de um grande objetivo.
ExcluirSer seguidor de Cristo é essencial para não ir para o sofrimento eterno.
Obrigada pelo comentário!
Talvez soe um pouco egoísta
ResponderExcluirEu, verdadeiramente, creio que a tarefa mais nobre a qual alguem pode se dedicar é a de edificar o caminho para a proxima geração.
Mas a moral da sociedade é tão distante da minha que eu decidi viver em função do meu próprio aperfeiçoamento.
Eu concordo com você, quando a sociedade era patriarcal e as famílias tinham controle sobre as crianças. Hoje, como é o estado que manda em tudo não vejo lógica.
ExcluirSe você conseguir ficar longe, sem tirar nem a certidão de nascimento, aí acredito que seja possível criar um ser humano descente.
Beeeijo!
Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!