Olá amores!
O post de hoje é um pouco diferente, vai ser o primeiro guess post do blog, que é um post escrito por outra pessoa e trazido para cá. Nessa caso foi o @AsawolfIlive que me mandou.
Se tem algum conhecimento e quiser compartilhar com o pessoal aqui, basta me mandar o link do texto na minha DM do Twitter, se tiver relação com os assuntos que eu trato no blog posto com a devida menção!
Agora vamos ao post!
Entendendo como o corpo funciona:
Não é surpresa pra ninguém que a fraudemia e a sanha autoritária de enjaular as pessoas dentro de casa tem efeitos drásticos ao corpo das pessoas, além dos efeitos psicológicos e do enfraquecimento da imunidade, existe também a consequência do sedentarismo.
Quando falamos isso, a primeira coisa que vem à mente é obviamente o ganho de peso, porém existem muito mais nessa equação.
No que diz respeito a sua saúde e o seu condicionamento físico, existem três aspectos principais que podemos analisar:
- Acúmulo de gordura
- Atrofiamento muscular
- Perda da flexibilidade.
Para verdadeiramente recuperar sua saúde após a fraudemia, você terá que lidar com os três. Mesmo que após ela caso perca peso fazendo uma boa dieta, não tratar dos outros dois problemas pode lhe trazer grandes complicações no futuro não tão distante.
E para aqueles que buscam a chamada #matopill, saibam que, para desfrutar da paz e da vida gratificante da independência no campo, você precisará de um corpo apto para o trabalho duro que vem com estas conquistas.
Ganho de peso
O que eu vou falar agora soará controverso, mas vocês entenderão ao final. Eu pessoalmente sempre serei contra ao uso de dieta para emagrecer, especialmente nesta situação de fraudemia.
. “Mas como assim?” - Você me pergunta.
Pois bem, deixa eu elaborar.
O que é engordar do ponto de vista metabólico?
Engordar é simplesmente o processo de armazenar o excesso de energia ingerida.
O corpo faz isso por dois motivos:
Manter o equilíbrio homeostático do corpo, mantendo a taxa adequada de nutrientes no sangue e órgãos, e como mecanismo de defesa.
Seu corpo não tem como saber quando você vai passar por um longo período sem se alimentar, por isto ele sempre reserva um pouco para emergências. Agora vamos analisar como esse acúmulo acontece:
Quem come demais ou inadequadamente acumula energia
Mas a resposta correta é um pouco mais complexa.
O metabolismo humano é algo extremamente dinâmico, e a depender das circunstâncias sua capacidade metabólica pode mudar bastante.
Pense no metabolismo como a quantidade de energia que seu corpo precisa consumir para se manter. Se você come abaixo dessa quantidade, você emagrece, se você come acima, você engorda.
Essa é a versão simplificada da história.
O objetivo das dietas convencionais é simples: Reduzir a quantidade de energia ingerida, fazendo com que seu corpo busque a diferença diretamente das suas reservas e assim você emagrece. Então por que ser contra dietas nessa situação de fraudemia?
Porque seu metabolismo não é estático.
Durante a quareterna você continuou comendo como de costume, provavelmente mais e de pior qualidade. Seu corpo muito provavelmente ficou mais parado também.
Você se expôs menos ao sol, saiu menos, deixou de fazer uma série de atividades. Menos atividades faz com que o corpo gaste menos energia do que de costume, e a falta de sol reduz a produção de vitamina D.
Essa falta de movimento, chamada baianagem, reduz a musculatura e, menos músculo implica em menos massa magra consumindo energia. Isto por sua vez reduz a produção de enzimas, hormônios e vitaminas. Em curtas palavras, seu metabolismo desacelera.
E então vendo a gordura aumentando, você inicia um regime e volta ao seu peso normal.
Até aí tudo bem, mas quando a vida volta ao normal para você, a rotina fica novamente puxada.
Com a volta da rotina e fazendo a dieta você não apenas emagrece, mas fica suscetível a doenças, sofre mais facilmente com o calor, e pode desenvolver até tonturas e outros problemas.
Claro que, uma dieta bem construída vai mitigar esses efeitos, mas dietas deste tipo envolvem um acompanhamento médico regular e mais frequente, e mesmo assim os problemas da perda de musculatura e de flexibilidade do corpo ainda persistem.
Ainda mais com essas dietas baseadas em carbo que os médicos receitam.
Por isso, os nutricionistas sempre optam por incluir atividades físicas em seus programas de dieta, muitas vezes o que a pessoa precisa não é de menos alimento, mas sim acelerar o metabolismo.
Em um metabolismo acelerado, ao contrário do que muitos dizem, não se trata apenas de consumir mais energia. É um conjunto de fatores como:
Um ciclo cardiorrespiratório adequado e a produção de enzimas e hormônios bem regulados, que melhoram toda a estrutura corporal.
Provavelmente agora você entendeu um pouco como seu corpo funciona, e se te interessou em conseguir um condicionamento físico melhor, amanhã trataremos do básico que você precisa saber para começarmos a montar um treinamento adequado.
Deixe sua opinião sobre esse primeiro post e aguardo vocês amanhâ!
Beijo da maga!
0 Comentários
Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!