Porque o estado não é o culpado de você ser burro

 

 


 

Olá amores!

 

Algumas treads minhas sobre educação sumiram e eu achei um tema bastante interessante para abordar aqui, fora que tenho um backup bacana e mais espaço pra gente conversar ;)

 

O assunto de hoje é a falta de conhecimento do povo e se realmente é 100% culpa do ensino estatal. Lembrando que eu não sou a favor do ensino público, ele é caro e o Youtube ensina bem melhor, mas meu ponto é se ele é o único responsável pelo pessoal não saber nem a tabuada.

 

 

Se gosta deste tipo de assunto compartilhe nas redes sociais, deixando um comentário abaixo para que eu crie mais conteúdo desse tipo!

 

 Quem é o responsável pela educação das crianças?

 

Bostileiro tem a mania de colocar a culpa dos seus problemas em outras pessoas. No caso dos seus filhos burros, colocam a culpa na escola, mas será que o ensino estatal é o principal culpado?


Claro que não!


Se você não quer ter a responsabilidade de ensinar os seus filhos, não procrie! 


Com a decisão de gerar um ser vem milhares de responsabilidades, além da financeira (que já é bem pesada).


Como infelizmente a sociedade aplaude e protege mulheres que fazem filhos com qualquer um, o resultado final é isso aí.


Mesmo que os filhos sejam planejados e estudem em boas escolas, a educação de seus catarrentos é com você. 


Todos os dias será preciso ver o que a escola ensina, tirar dúvidas dos seus filhos e até ver os vídeos com conteúdos que você não entenda, para que ambos possam aprender.


Também será preciso ensinar a criança a pegar gosto pela leitura porque, se esperar pela escola ele vai pegar nojo com aquelas obras de literatura clássica que elas não estão preparadas pra ler.


Inclusive, se ao invés de um celular ou videogame os pais dessem livros para as crianças teríamos pelo menos a maioria escrevendo minimamente certo e não como um gringo que aprendeu português pelo Youtube por 3 meses.



Materiais gratuitos


Outra desculpa é a falta de dinheiro, o que é ridículo. Qualquer pessoa tem um celular hoje em dia. 

Quem não tinha, ano passado com o auxílio emergencial poderia ter comprado facilmente um usado.


Com esse celular bastava usar a 4g ou uma wifi pública para baixar vídeos com o meu querido videoder, além de pdfs ilimitados de qualquer assunto.


O que antes só era possível perdendo horas e horas em bibliotecas hoje está ao alcance de um toque. Só não tem conhecimento quem não quer.



Regra básica para ser pai


Para quem quer ter um catarrento a regra básica é: saiba mais que o seu filho!


Eu vejo na bolha muitos jovens que tem um conhecimento muito maior que o dos seus pais, o que já está errado, porque é conhecimento sem experiência.


Os pais de hoje não tem praticamente nada para ensinar aos seus filhos. Não sabem fazer o básico em casa, não sabem criar um negócio, não tem uma profissão que não dependa de ser uma engrenagem em uma empresa, nem noção de mecânica, elétrica ou construção civil.


Gastam todo seu tempo assistindo coisas inúteis ou com prazeres hedonistas, achando que, só porque tem um diploma não precisam mais aprender nada.

 

Isso aconteceu porque os boomers (sempre eles), não aprenderam os conhecimentos do seu avô ou bisavô, que muito provavelmente sabia construir uma casa, fazer fiação elétrica, tinha uma profissão (ou várias) e ainda sabia plantar e criar animais.


Ao invés disso deixaram os filhos na frente da tv e foram trabalhar em fábricas, acreditando que o governo cuidaria deles com uma ótima "aposentadoria e direitos".


O resultado está aí; Inúteis criando outros inúteis.

 

 

Cresci e sou burro, o que fazer?


Chegou até aqui e entendeu que o problema é bem mais antigo e a escola só te fez odiar aprender? 

 

Bem vindo ao clube!


Agora você já está na frente da maioria porque ao menos sabe o problema, conseguindo assim pensar em uma solução. 


Resolver isso não é uma tarefa fácil, claro, mas tenho algumas dicas:

 

Leia mais

 

Basicamente há 2 tipos de livros: Os de ficção, que contam uma história, e os de não ficção, que ensinam alguma coisa. 


Para evoluir é bem interessante que leia um pouco dos dois.


 A leitura de boas histórias, como um dos que me trouxeram para esse universo, "O Senhor dos Anéis", vai fazer você evoluir seu imaginário, colocando o cérebro para trabalhar.


 Temos a tendência a gostar mais de filmes e séries porque o cenário já está pronto, deixando nosso cérebro mais preguiçoso.


 Com o tempo ele se acostuma e vira baiano, tentando tomar sempre os caminhos mais fáceis, como aceitar tudo que um "especialista" diz porque gospe milhares de dados provavelmente falsos, por exemplo.

  

 Cérebros baianos também não lêem matérias, se baseando pelos títulos. Sabendo disso, basta a mídia colocar no título o que eles querem que você pense e pronto!


Percebe agora a importância de treinar o imaginário?


Depois disso há os de não ficção, que vão aumentar seu conhecimento prático e de história. 


Essas informações vão te fazer entender melhor o mundo a sua volta, entendendo quais as intenções das pessoas que estão te passando aquela informação.


Outra dica é ler sobre manipulação e desinformação, deixando de ser enganado por equipes de marketing e influenciadores.


Ouça música clássica
 

Da mesma forma de funk de deixa burro a música clássica faz seu cérebro trabalhar melhor. 


 As vibrações afetam seu corpo de forma que a ciência ainda nem pode explicar de forma que até o que sai da sua boca pode afetar seu corpo, para melhor ou pior. 


Por isso recomendo não fazer fofocas nem odiar ninguém, volta tudo pra você.

 

Aprenda português e matemática

Aprender as regras da língua e a compreensão de textos vai te ajudar a entender o que você lê, habilidade esquecida nos dias atuais. 


A maioria estuda essas regras somente para passar em concurso, mas tem muitas outras utilizações.


Ao saber as regras básicas você vai começar a escrever melhor e ao compreender os textos deixará de ser enganado por essa mídia safada.


Aprender matemática te fará pensar mais rápido, além de não pegar mais troco enganado na hora das compras ;)

 

Saiba Inglês

 

Indo um pouco para o mais avançado temos o inglês, língua falada pela maioria dos países. 


Ela é a base para você aprender qualquer coisa em fontes primárias e deixar de ser enganado pelos livros que chegam aqui.


Além disso, aprender uma segunda língua cria uma rede neural totalmente nova, melhorando sua capacidade cognitiva. 


 Se não tem ideia por onde começar, leia esse post com um método que eu estou usando e está me ajudando muito no aprendizado de línguas!


 

Agora acabaram as desculpas para continuar sendo burro, né? kk

 


O que acha do assunto? Deixa a sua opinião nos comentários!

 

 

Beijo da maga!


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários