Olá amores!
O objetivo de todos que têm muito dinheiro ou não servem a Jesus Cristo é viver mais nessa terra, buscando tratamentos ou coisas para aumentar a sua longevidade. Como a maioria dos meus leitores é nova acredito que nem pensa nisso, afinal tem “toda a vida pela frente”, né?
Mesmo que não pense nisso, tenho certeza que já teve aquela sensação que "o dia passou rápido demais", parecendo que ontem havia começado o ano e agora já estamos no meio dele. Isso é normal e hoje vou te explicar o porquê.
Se discordar ou concordar com meu ponto de vista não esquece de deixar um comentário com a sua opinião, tá? Ela é muito importante pra mim!
Identificando o “Robô”
Você pode não saber, mas há um “robô” dentro do seu cérebro que automatiza as tarefas. Ele faz isso para poupar energia, porque caso precisasse pensar em cada ação do dia você ficaria muito cansado e exausto.
Assim, tarefas que são feitas repetidas vezes acabam ficando automáticas, sem que você precise pensar nelas. Um ótimo exemplo é andar de bicicleta ou dirigir. No início você precisava prestar atenção ao andar, trocar marchas, frear, etc..
Depois de um tempo está andando de fone, pensando em outras coisas e com um braço pra fora do carro, com a mente longe, fazendo tudo no automático. Tem alguns loucos que escrevem ou jogam no celular enquanto dirigem. Não faça isso, é muito perigoso!
O “robô” está presente até nos momentos mais simples da sua vida.
Um exemplo que todo mundo já passou é comer na frente do computador ou celular: Enquanto você fica prestando atenção no vídeo o “robô” come por você, te tirando todo prazer de sentir o gosto da comida e a tranquilidade de apreciar a refeição.
Na próxima vez sente em uma mesa ou lugar silencioso, aproveitando cada garfada, tentando sentir os sabores, engolindo devagar...
Tenho certeza que será uma experiência incrível!
Outra ocasião que fica fácil de verificar o “robô” atuando é quando saímos de casa diariamente e não lembramos se fechamos a porta. Essa desatenção aconteceu porque o ele fez essa ação, não você.
Agora que você já reconheceu o “robô” vamos entender quando ele se torna um problema.
Quando a ferramenta se torna um problema
Seu cérebro foi criado com essa incrível capacidade de automatizar tarefas para te poupar trabalho, te levando a focar em coisas importantes. O problema começa quando a pessoa não tem consciência disso, colocando cada vez mais coisas para o “robô” fazer e deixando de pensar.
O cérebro, que sempre busca gastar menos energia adora, mas em contrapartida você deixa de viver. Quando a tarefa é automática, você não está presente, deixando de aproveitar o momento.
Claro que eu, como serva de Cristo, acredito na promessa Dele da vida eterna, porém precisamos ter em mente que o nosso tempo aqui é limitado e precisamos usá-lo bem.
Se você compartilha comigo a ideia que a sociedade vai piorar cada vez mais, e quer se afastar o máximo possível das grandes cidades, será necessário dinheiro para isso e para conseguir grana será preciso trabalhar, trocando seu tempo por dinheiro.
Só quem ganha dinheiro do zero investindo ou com daytrade é quem faz curso ou canal destes.
Sabendo agora que várias horas do seu dia estão sendo desperdiçadas com tarefas automáticas, que tal começar a ficar presente a maioria do tempo e fazer coisas produtivas?
3 - Organizando o tempo
Acho engraçado que hoje muitas pessoas acham que fazer uma agenda e ocupar todo seu dia é uma escravidão, quando é literalmente ao contrário. Se você não organizar as atividades para o seu ganho, acabará fazendo coisas que vão gerar resultados para outras pessoas como assistir vídeos ou jogar jogos.
Eu sou adepta do trabalho voluntário, acho que todo seguidor de Cristo tem que servir aos outros como puder mas, convenhamos que ficar horas assistindo a vídeos é muito menos efetivo do que criar conteúdo para ajudar alguém a resolver um problema, concorda?
Além disso, há também a possibilidade de deixar um espaço na sua agenda para não fazer nada ou algum trabalho voluntário, contanto que o resto do tempo sejam atividades que possam te gerar recursos agora ou no futuro.
Vou dar alguns exemplos de coisas úteis para aprender:
- Programar apps
- Escrever e interpretar textos (Ehhhh Paulo Freire)
- Elétrica predial
- Energia solar
- Outros idiomas
- Plantar
- Filtrar e armazenar água
- Conservar carne fora da geladeira
- Fazer fogo
- Primeiros socorros
- Levantar uma parede, fazer um telhado, pequenos consertos.
- Mecânica automotiva básica
E muitas outras coisas ligadas ao sobrevivencialismo e coisas em casa. Tem gente hoje em dia que acha que a comida aparece pronta no mercado, sem a mínima ideia como criar uma galinha…
Recomendo fortemente pensar nisso!
Usando o “Robô” a seu favor
Agora que você já entendeu que há uma parte de você que funciona de maneira automática e te consome tempo de vida, vamos usá-las para ganhar tempo?
Vou dar algumas dicas!
Faça atividades úteis entre as triviais
Perdemos muito tempo em várias atividades que não se precisa pesar como:
- Caminhadas/corridas
- Lavar louças/limpar a casa/arrumar o quarto
- Exercícios
Nessas atividades, leia um audiobook com esse app ou vários audiolivros livros disponíveis no Youtube ou outros apps.
Ouvir áudios em inglês ou outra língua também é bem interessante, facilitará muito o seu aprendizado de línguas!
Tire tempos de foco total
Outro problema (que acontece muito comigo inclusive), é o foco nas atividades principais. Como a mente tende a divagar, a melhor forma é focar em um pequeno espaço de tempo, ao silêncio ou ao som de música clássica (ela faz muito bem pra mente, recomendo).
Dependendo de como é a sua rotina, focar em uma atividade só pode ser bem difícil. Comece com apenas 5 minutos de foco e vá aumentando, assim a sua produtividade vai aumentar muito, garanto pra você!
Depois do foco dê um tempo, olhando as redes sociais ou vídeos como recompensa.
Ao término desse tempo (cronometrado) volte a sua atividade principal, intercalando entre esses ciclos.
Muitos usam os diversos apps “pomodoro” para controlar esses tempos de intervalo.
Faça uma coisa por vez
Já foi provado que essa conversa de “multitarefa” não existe. O cérebro só consegue focar em uma coisa por vez, por isso, caso a segunda atividade exija atenção e não possa ser feita pelo “robô”, ele vai parar de concentrar na primeira e focar nessa, atrasando ambas.
Se você tem 3 atividades para fazer, por exemplo, é muito mais produtivo fazer cada uma separadamente por 20 minutos do que as 3 ao mesmo tempo por uma hora.
Teste e depois me diga o que achou! ;)
Já conhecia essa parte da sua mente?
Curtiu? Sabia que tinha essa parte da sua mente que te dá a impressão dos dias “passarem voando”?
Quer assumir mais o controle do seu tempo?
Como pretende mudar isso?
Conta pra mim nos comentários!
Beijo da maga!
4 Comentários
Olá maga, tudo bem? Apesar de nunca ter comentado antes gosto bastante dos seus posts.
ResponderExcluirCurti bastante esse aqui também, aliás a parte de almoçar mais consciente ao invés de fazer enquanto assisto vídeo por exemplo pude acabar de aplicar.
Eu sempre tive um problema com o tempo sabe? Tentando achar sempre um equilíbrio entre fazer coisas que tenho de fazer para ganhar dinheiro, pra me tornar totalmente independente e cumprir meus planos de mudar pro interior versus tirar um tempo todo dia pra fazer o que eu já gosto no presente, como assistir anime, jogar e aproveitar com meus amigos. Porém na maioria das tentativas eu só conseguia suprir bem a segunda coisa ou as vezes nenhuma das duas, sempre me deixando assim um sentimento de frustração quanto a isso.
Esse ano sinto que fiz um grande avanço na minha vida, começando a trabalhar (estágio na área de ti), fazendo academia, achando até mesmo um tempo pelo menos no sábado pra estudar a bíblia e desenvolver mais minha fé, sinto que meu tempo tem sido melhor gasto. Mas ai após ler esse post me voltou o sentimento que talvez eu não esteja fazendo o suficiente, poderia estar estudando mais coisas da minha área pra poder ter uma boa oportunidade quando o estágio terminar, ou aprendendo coisas que me vão ser útil quando eu morar sozinho e principalmente mudar pro interior, estudando mais a bíblia, lendo mais coisas úteis e não só ficção. É um sentimento angustiante que nunca consigo tirar totalmente sabe? Talvez seja hora de novamente tentar métodos como você citou de criar uma agenda e pomodoro, já tentei ambos antes mas sempre acabei os largando não depois de muito tempo.
De qualquer forma o seu post me foi útil, poderei refletir melhor sobre isso e tenho fé que uma hora acharei meu equilíbrio e conseguirei superar esse sentimento. Desculpe ter feito um comentário tão longo mas obrigado, que Deus te abençoe.
Olá amore, bom te ver comentando, pode falar quando quiser =D
ExcluirSobre tempo isso é normal, nós sempre vamos achar que não rendemos o bastante.
Recomendo ir devagar, vai tentando métodos e aumentando as suas metas semana por semana.
A vida não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona.
Fico muito feliz te ajudar, vamos crescendo juntos!
Deus e nosso Senhor Jesus Cristo te abençõe!
Beijocas
Essa do almoço eu estou comendo com mais calma faz algumas semanas já, assim aprecio realmente a comida.
ResponderExcluirEu também não gosto de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, geralmente eu foco em 1 a 3 coisas separadamente.
Todos os dias eu tento fazer novas memórias para evitar a sensação de que todos os dias são os mesmos.
Boa! Viu alguma diferença?
ExcluirSua percepção do tempo parece ser aumentado?
Conta pra mim !
Beijo!
Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!