Olá amores!
Para a nossa reflexão da semana trago o assunto dinheiro, mas de uma forma diferente.
Vamos falar um pouco sobre os tipos de riqueza e o que é ser rico de verdade na minha opinião.
Como é um assunto aberto, gostaria muito que você deixasse um comentário, assim podemos discutir e aprender juntos!
Se gostar não esquece de compartilhar nas redes sociais, combinado?
Conto com você!
1- Conceito de riqueza
O conceito de riqueza segundo a Wikipédia é:
“...Situação referente à abundância na posse de bens materiais, tais como dinheiro e propriedades móveis, imóveis e semoventes, sendo, portanto, o contrário de pobreza.”
Considero esse conceito errado sobre vários aspectos, vou citar alguns para você entender meu ponto de vista.
Abundância de bens materiais
Ninguém vai negar que poder comprar o que quiser e na hora que quiser é muito bom, mas o que acontece depois disso?
Se a pessoa tem como único objetivo acumular bens e dinheiro, ela terá uma vida espiritual pobre e nem vai conseguir aproveitar tudo que conquistou.
Quando falamos de riqueza normalmente nós lembramos como dinheiro em abundância e muitos bens materiais, porém o sentido de riqueza vai muito além disso.
Ter pouco dinheiro é um problema...Ter muito também!
Acho engraçado que tem gente que acha que basta ficar milionário que tudo estaria resolvido. Aí quando conseguem, percebem que aparecem vários problemas que não tinham antes.
O primeiro deles, como sempre, é o governo. Como agora você tem bastante recursos, vai haver milhares de impostos para você pagar.
O segundo é o gerenciamento, porque o dinheiro precisa ser investido em ativos ou ele simplesmente acabará. É aí que a maioria que ganha prêmios milionários na TV ou loteria falha, alguns ficam até mais pobres do que antes anos mais tarde, como diziam antigamente: ‘’o que vem fácil vai fácil’’.
Isso que não estou considerando que trabalhar demais unicamente pelo dinheiro e bens materiais futuramente irá acarretar a vinda de vários problemas de saúde, como: depressão, estresse e até câncer.
Aí quando chegar a velhice terá que gastar tudo ou quase tudo que juntou em medicamentos e não podendo usufruir dos poucos anos da sua aposetadoria.
Se dinheiro fosse felicidade não teríamos empresários de grandes empresas tendo que tomar tarja preta para dormir.
Há também famosos com vários problemas de saúde tendo que tomar um monte de venenos industrializados ou drogas para conseguirem suportar a realidade ou viveram na Nárnia deles.
Logo, em segundo lugar abaixo da riqueza espiritual vem a sua saúde, esta que na maioria das vezes só damos valor a algo quando não temos. Nenhum dinheiro do mundo pode comprar uma noite bem dormida e em paz.
Saber escolher bons ativos dá muito trabalho . Aí, os que delegam essa parte tem grande chance de escolherem mal seus administradores e serem roubados.
E o terceiro problema de quem tem muito dinheiro e que é o pior na minha opinião: o amor a ele.
Pessoas que tiveram muito trabalho para juntar bens ou fortunas tendem a serem mesquinhos e achar que todos se aproximam por interesse, nunca estando tranquilo.
Passam essa vida escravos de seus bens, nunca alcançando a paz.
2 - Então a riqueza é ruim?
Não, ser rico é algo muito bom, porém antes você precisa da riqueza espiritual antes. Dessa forma não se apegará ao dinheiro, usando ele como a ferramenta que foi projetada para ser.
Ao colocar o espírito acima da carne, você usa as coisas deste mundo mas não se apega a elas.
Por consequência, você perde o medo do risco, apenas controlando ele com pequenas partes do seu capital, ganhando dinheiro.
Quem se apega ao dinheiro dificilmente vai tê-lo, porque não segue o que é ensinado na parábola dos talentos:
Se deve multiplicar tudo que se ganha de Deus. Se esconder a sua grana ou seus talentos, acabará sem nenhum e vai ser entregue a quem possui mais, como o dono da empresa por onde você ser empregado, por exemplo.
3 - Riqueza e minimalismo
Para a maioria que me segue já se consideraria rico com uma casa modesta, um bom computador e ativos que gerassem renda que atendessem suas necessidades básicas.
Se você pensa assim, ótimo, precisará trabalhar menos do que os caras que querem carros caros e casas enormes.
Porém, tem um problema que gostaria de discutir com vocês aqui:
O Sistema vai colapsar
Hoje a vida é bem fácil: Basta estudar um tipo de trabalho, ganhar dinheiro com ele e usar essa grana para comprar todas as outras coisas.
Isso gerou pessoas que não sabem fazer as coisas mais básicas, como plantar uma batata, por exemplo.
Assim, a maioria está 100% dependente do sistema e de grandes fazendeiros, morrendo de fome se apenas uma dessas engrenagens der problema.
Já pensou o que você faria se os caminhoneiros simplesmente parassem por 30 dias?
Há pessoas que se não tiver itens no mercado por uma semana já não tem mais nada o que comer. Conheço gente mais louca ainda que não tem nada em casa, comprando comida pronta ou indo no mercado todos os dias para “comprar coisas frescas”...
Percebe o poder que essa gente está dando para os produtores e o estado?
Se os parasitas quiserem eles aumentam os impostos dos alimentos e você se ferra, se lá fora pagarem mais pela carne e grãos e você ficar sem aqui se ferra também.
Além disso, tem uma guerra de quinta geração acontecendo, sistemas de abastecimento estão sendo atacados, como a JBS nos EUA, parando toda a produção.
Como atualmente tudo é informatizado, basta um ataque hacker para toda a cadeia parar. É questão de tempo até esses ataques chegarem aqui.
O que você fará quando acontecer?
Não se apavore
Lembrando que as informações que eu trago aqui não é para você ficar com medo, ele vai te paralisar e em alguns casos, levar a querer tirar a vida. Digo isso para se preparar, porque não vai acontecer amanhã ou mês que vem.
Pense em comprar um kit de iluminação de emergência, uma espineira (boca de fogão a álcool), e estude sobre a possibilidade de comprar umas placas solares para o básico da casa, nem que seja somente para carregar os telefones e algumas lâmpadas.
Pensar em filtragem de água também é importante, além de estocar alguns galões, assim como aprender a plantar ou se possível, cuidar de animais como galinhas.
4 - Crie metas e comece!
Eu sei que comprar um terreno ou investir em muitas coisas para ficar tranquilo é caro, mas é possível aos poucos. Pegue o valor maior, dívida entre anos e depois em meses, assim ficará possível.
Depois disso, foque em criar ativos e na habilidades para vender. Assim, no médio e longo prazo, você conseguirá juntar dinheiro (investindo em ativos reais), para alcançar seus objetivos.
Claro que estou falando só da parte física. Na espiritual você pode pedir dinheiro a Deus, como eu mostro aqui. Não há motivos para sofrer se você tem o Criador de tudo no seu lado e sempre disposto a te ajudar.
Que virá uma crise é certo, mas não sabemos quando.
Por isso recomendo que você comece, fazendo dinheiro para seguir seus sonhos até o sistema colapsar de vez.
Não se assuste, busque a Jesus Cristo que tudo vai dar certo.
Beijo da maga!
4 Comentários
Concordo, Riqueza de nada vale, sem um pingo de riqueza espiritual.
ResponderExcluirMaga aprova a vida de Eremita? A proposito ótimo Artigo! Continue trazendo mais!
Obrigada!
ExcluirSe você chegar nesse ponto eu acho bem legal mas com um porém: Eu acredito que depois que nós sabemos a verdade temos o Dever de passar para os outros, como alguém fez conosco.
Por isso gosto da ideia de isolamento com a internet, assim posso espalhar a verdade e pegar algum perdido que queira se salvar.
Beeeijo!
Concordo com o post.
ResponderExcluirPara mim riqueza (terrena) e ter um bom dinheiro e pode deixar de trabalhar quando quiser ou viajar quando quiser, não precisa ser sempre mais duas ou uma vez no ano pelos Estados ou fora do país.
Tendo ativos que rendam e se valorizem, nada muito luxuoso porém sólido em caso de crises.
Riqueza espiritual, essa eu juntaria com o caráter também, se tornar algo melhor e gentil, o humano só pode se tornar "bom" quando sabe até onde vai o seu mau e seus pensamentos.
Exatamente!
ExcluirA tecnologia trouxe conhecimento e novas maneiras de trabalho, ganhar dinheiro é importante porque nos permite comprar tempo mas não é o mais importante.
Beijocas
Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!