Olá amores!
Há algum tempo muita gente quer começar a investir (o que me deixa muito feliz), mas não tem ideia de onde começar, por isso nesse post vou falar um pouco de cada perfil de investidor e o que é preciso fazer antes de colocar sua grana para trabalhar.
Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário, eu leio e respondo todos!
Antes de tudo...
Uma ideia de quem começa a investir é aprender sobre taxas, investimentos e colocar logo grana na corretora. Com a experiência que tenho hoje não acho a maneira correta de começar.
Para conseguir investir é necessário...
Dinheiro! (Sei que parece óbvio, mas muita gente não entende isso infelizmente...)
Quem investe pouco não sai do lugar porque a média anual que vai se conseguir com constância será em torno de 8 a 20% caso use a estratégia de opções, portanto não haverá muita diferença se você investir R$100 reais por mês, por exemplo.
A maioria dos canais de finanças falam da pra investir pouco porque olham para 20 ou 30 anos a frente mas, infelizmente, não temos esses tempo.
Com os avanços das agenda 2030, temos no máximo até essa data para viver o mais autossustentável possível.
Por isso, antes de começar a investir, invista em você.
Inicialmente aprendenda alguma habilidade que possa vender, técnicas de vendas e também profissões para trabalhar como autônomo (fuja da CLT, ela é um atraso de vida).
Aí sim, conseguindo fazer pelo menos R$500 reais mensais e com sua reserva pronta, pode começar a investir tranquilamente.
Reserva de Emergência
Essa reserva é uma grana em um investimento líquido, guardado para algum problema, seja ela a perda de sua fonte de renda, algum gasto médico ou qualquer outra coisa que você não estava nos gastos mensais.
Já escrevi como montar uma reserva, veja aqui como funciona.
Investir
Agora que tem a reserva de emergência e já tem uma reserva constante de dinheiro, chegou a hora de investir! Antes de começar você deve saber o seu perfil de investidor.
Veja aqui como funciona cada um deles:
Perfil de Investidor
Há 3 perfis, dependendo da sua relação com o dinheiro. O normal é a pessoa começar devagar, com o mínimo risco.
Com o tempo naturalmente vai aumentando o risco e consequentemente, seu ganho.
Vamos ver cada um deles:
Conservador
Aqui é onde todos começam. Esse perfil foca mais em renda fixa, porque o medo de perder dinheiro é maior do que a vontade de ganhar.
Ao começar, foque em renda fixa (CDB, LCI/LCA). Muitos recomendam o tesouro direto mas eu nunca colocaria meu dinheiro na mão de governo.
Nesses investimentos que eu citei tem um bem bacana chamado CDB IPCA, ele paga uma porcentagem mais o IPCA do ano.
Logicamente, não vai dar para ter grandes ganhos com isso mas, tendo em mente que essas operações são muito seguras e ainda vai ter o seguro do FGC (fundo garantidor de crédito), vale a pena.
Depois que entender e pegar gosto pela coisa, invista em alguns fundos imobiliários com diversos imóveis, assim já vai perdendo o medo do risco.
Comece com pouco, de 5% a 10% do capital investindo, e vá aumentando e reinvestindo os dividendos.
Moderado
Conforme vai ganhando confiança chegou a hora de se arriscar mais. Pessoas desse perfil deixam uma parte na sua renda fixa como o conservador, porém investem uma parte maior, de 10% a 30%, em renda variável.
Nesse perfil estão a maioria dos investidores, possuem uma parte dos investimentos bem segura que os tranquiliza nas quedas das rendas variável.
Muitos inclusive usam parte do que está na renda fixa para comprar ativos voláteis depois de uma grande crise, rebalanceando a carteira quando os ativos voltam a seu preço original.
Seus investimentos são em fundos de investimentos em renda fixa, CDB/LCI/LCA, fundos imobiliários e ações.
Alguns que colocam um capital maior em renda variável também começaram a colocar uma pequena parte em cripto, o que eu recomendo muito que você faça também.
Agressivo.
Tem tempo e estômago para arriscar?
Não se importa em perder 50% do valor dos seus ativos agora para ganhar o dobro disso no futuro?
Tá, fui um pouco exagerada, isso acontece só em grandes crises, mas essa é a ideia do agressivo.
Normalmente quem investe dessa maneira são pessoas novas, porque caso coloquem dinheiro em algo que não dê certo conseguem se recuperar.
Esse perfil varia bastante em quanto aloca em renda variável e fixa, alguns inclusive só deixam a reserva em um CDB de liquidez diária.
Há também os mais doidos que nem a reserva de emergência fica na renda fixa mas em fundos imobiliários, gerando muito mais que a Selic e ainda ganhando da inflação devido ao reajuste dos aluguéis.
Eu não recomendo isso porque caso precise da grana em uma emergência e o mercado esteja em baixa, terá de vender seus ativos com prejuízo, comprometendo todo seu lucro.
Esse perfil, como o moderado, também deveria ter uma exposição em cripto, é um investimento bom demais para ser ignorado.
Pronto para começar?
Agora que você já entende o seu perfil de investidor e em que ponto da vida você está, chegou a hora de começar!
No próximos posts eu vou falar algumas dicas para cada perfil, inclusive para quem ainda não está no nível de investir em ativos e sim em si mesmo.
Qualquer dúvida que aparecer deixe um comentário sempre gosto de interagir com meus leitores, você tem um lugar especial no meu coração <3.
Beijo da maga!
4 Comentários
Eu tenho um dinheiro guardado, mas apesar da pressa serei mais conservador. Sou muito desconfiado, tanto que pretendo investir em cripto mais para manter meu dinheiro seguro. Obrigado pelo post, de aguardo nos próximos.
ResponderExcluirÓtimo! Todo mundo começa assim.
ExcluirComeça na renda fixa para sentir o gosto dos juros depois vai para os FIIs, aí começa a ver os dividendos mensalmente.
Nas criptos coloca um pouco que não te tire o sono perder, tipo de 1% a 5% dos seus investimento.
Recomendo dividir entre eth, btc e link.
Se ainda tiver muito medo, invista em produtos para vender e negócios mesmo, deixando tudo mais seguro em cdbs ipca em bancos diferentes.
Com o tempo vai melhorando!
Beijocas!
Consegui guardar uma reserva de emergência e estava começando a investir em renda fixa e FIIs, mas infelizmente perdi o emprego com o início dessa pandemia, então tá meio complicado de continuar. Tentei procurar outras fontes de renda porém sem sucesso...
ResponderExcluirAcredito que vou ter que voltar para a CLT mesmo :/
Que pena, acontece...
ExcluirVê como uma oportunidade, aqui no blog tem várias ideias para ganhar dinheiro, escolha uma e vamos pra cima!
https://medeacoach.blogspot.com/search/label/Autonomopill?&max-results=9
Beijo!
Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!