Olá amores!
Você vai dormir com aquela sensação de "o dia passou voando e eu nem consegui fazer nada" ou "planejei um monte de coisas para fazer hoje e não consegui fazer nem a metade"...
É frustrante né?
Eu também já passei por isso e quero compartilhar com você a técnica que eu usei para resolver esse problema.
Todos sabemos (ou deveríamos saber) que somos seres de hábitos. Nosso cérebro identifica padrões de comportamento e replica inconscientemente, nos fazendo poupar energia porque não precisamos pensar nessas tarefas.
Um exemplo prático é quando você vai para um lugar que já foi muitas vezes e nem sabe como chegou lá.
Também há os dias que parecem que "as horas passaram voando", isso acontece porque seu cérebro trabalhou praticamente o dia todo no automático, aí você não viu o tempo passar.
Mas hábitos como sabemos são coisas difíceis de fazer e principalmente manter, porque eles nos tiram da zona de conforto.
Pensando nisso o autor Stephen Guise criou o conceito de "micro-hábitos", reduzindo o hábito em tarefas muito simples.
Veja como funciona:
Versão mais simples de um hábito complexo
Essa versão menor de um hábito tem muitas vantagens. Para quem não lê, por exemplo, 15 páginas por dia seria algo muito difícil de manter.
Agora e se for apenas 2 páginas? Bem mais fácil de conseguir né?
Indo para a parte física, para quem não faz nada, caminhar 30 minutos diários vai ser muito complicado, mas e se for apenas 5 minutos?
Dessa forma você nem sente de tão fácil que é, teste e veja!
Vantagens
Praticar os micro-hábitos tem várias vantagens em comparação aos hábitos mais complexos, vejamos alguns:
Barreira da Dificuldade
Bons hábitos, atividades que são importantes mas não gostamos de fazer , são coisas difíceis manter porque geram a uma barreira pela sua dificuldade ou por serem chatos mesmo.
Com essas versões menores, as barreiras são muito pequenas, sendo facilmente superadas.
Aumento de motivação
A cada superação de um desafio você se sentirá bem, aumentando a sua motivação para continuar, muito parecido quando se passa de fase em um jogo, querendo mais daquilo.
Sem fracassos ou frustrações
Como a superação motiva, a frustração desmotiva, principalmente no começo.
Ao se programar para caminhar 30 minutos 5 dias na semana e conseguir só ir nos 2 primeiros, provavelmente na próxima já vai ter desistido.
Como os micro hábitos são muito fáceis de serem feitos, você sempre cumpre as metas, não se frustrando e continuando semana após semana.
Realização constante
O sentimento de estar "fazendo alguma coisa", mesmo que pequena é muito gratificante. Se quer começar a ler e na semana passada leu 2 páginas por dia, no final da semana terá 14 páginas lidas.
Parece pouco, mas comparadas a zero da semana anterior é muito concorda?
Tenho certeza que a alegria de provar para você mesmo que pode fazer e conseguir várias pequenas conquistas vão te motivar a conquistar coisas cada vez maiores.
Não exagere
Quando começamos a praticar pequenas coisas tendemos a exagerar para "aproveitar o tempo", fazendo várias atividades diferentes no dia.
Hábitos pequenos são fáceis de fazer mas exigem atenção para não serem esquecidos, por isso se fizer muitos deles gastará muita energia mudando o foco várias vezes e provavelmente vai desistir da maioria ou todos.
O vídeo recomenda 3 a 4 mini hábitos por vez, pra mim eu ainda acho muito.
Recomendo 2 por vez. Assim que conseguir alcançar a sua meta em cada um deles adicione um novo.
Se queria ler e caminhar, por exemplo, conforme as semanas forem passando e andar os 30 minutos (que era sua meta final), for uma tarefa automática e fácil, adicione um novo micro-hábito e recomece o ciclo.
Conclusão
Hábitos são essenciais para atingirmos nossas metas. Quem planeja o dia sempre executando tarefas diferentes vai acabar a semana sem ter feito nada.
Ao começar pequenas tarefas e notar o que consegue fazer, certamente esses micro hábitos se tornarão hábitos maiores e saudáveis, te ajudando a alcançar seus objetivos.
Teste e tenho certeza que os resultados vão te surpreender!!
Ficou com alguma dúvida ou tem alguma história para contar?
Conta pra mim nos comentários!
Beijo da maga!
2 Comentários
Micro hábito... tenho alguns projetos mas acabo sempre procurando uma desculpa, vou começar a tentar esses mini hábitos! Vamo que vamo
ResponderExcluirExcelente! Depois conta aqui se ajudou, tá?
ExcluirBeijo!
Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!