Aprenda a ser um vendedor - Parte 2 - Geração de Valor

 


 

Uma parte muito importante na venda é a geração de valor.
 
Este é o segredo que vai te permitir aumentar muito o valor dos seus produtos e ainda dar ao cliente aquela sensação que está "pagando barato"!

 

Essa estratégia é muito ampla, podendo ser usada para vender um produto, serviço ou até você mesmo para uma vaga de emprego.

 

Infelizmente essa série não está com muito engajamento por isso, se está gostando, compartilhe nas redes sociais, assim você ajuda a mais honklers conhecerem o incrível mundo das vendas e os segredos para ganhar dinheiro gerando de valor.

 

O que é agregar valor?

 

De modo simples, a geração de valor é você dar a percepção para quem compra que aquele produto vale mais do que está sendo cobrado. 

 

Se a pessoa achar que o produto não gera valor suficiente ela achará que está caro, se o valor percebido e o preço estiverem iguais vai ter aquela sensação de "preço justo" e, se o valor percebido estiver muito maior, será gerada aquela sensação de prazer de ter pago muito barato!

 

Mas muito cuidado que esse último pode ser um sentimento fabricado por pessoas especializadas em marketing, como bom vendedor vai ser preciso identificar isso para não ser enganados por outros colegas de profissão <3

 

Agora vamos falar sobre o que você pode usar para agregar valor instantaneamente ao seu produto/serviço, muitas vezes custando muito pouco ou quase nada!

 

Tempo

 


As pessoas hoje acham que seu tempo é muito valioso, mas desperdiçam a maioria dele assistindo vídeos inúteis ou com futilidades, vai entender.

 

Esse senso de pressa é fabricado, porque com as máquinas se as pessoas vivessem da forma que os antigos viviam, consumindo somente o que precisavam, todos teriam muito tempo livre, impossibilitando a escravização da elite que controla o mundo nos bastidores, mas isso é assunto para outro dia no meu patreon ;)

 

Voltando ao tempo, como todos acham que precisam estar sempre correndo, qualquer produto que venda agilidade ou facilidade se destaca, podendo ser vendido mais caro.

 

Esse é o motivo porque a cerveja na beira da praia é 4x mais cara que no mercado, o vendedor entrega ela gelada e na sua mão, te poupando tempo e gerando prazer imediato, vendendo muito mais caro e todos pagam felizes.

 

Com conhecimento funciona ainda melhor, porque além de algo rápido as pessoas querem pensar o mínimo possível. 

 

 

Para gerar valor com conhecimento basta "mastigar" termos complexos ou longos (e até termos simples já que o povo é burro mesmo), e vender pelo mesmo preço que o original. 

 

 

Funciona muito bem também.

 

Resumo de livros, palestras, aulas e ensinamentos podem ser vendidos até mais caros que os originais, basta fazer uma apresentação boa e gerar um sentimento de "está poupando o tempo do cliente, deixando de perder horas da sua vida e conseguindo o mesmo resultado em apenas 20 minutos".

 

Fica a dica ;)

 

Se porte como especialista

 

Atualmente a massa delegou seu poder de questionamento para os "especialistas". O cérebro delas foi condicionado a aceitar qualquer coisa de uma pessoa que pareça ser uma autoridade pra ela, exatamente como era na escola, onde o que o professor fala está certo, sem questionar.

 

Por isso para vender alguma coisa é muito importante que seu cliente perceba que você sabe o que está falando, isso pode ser alcançado dizendo dados sobre o produto, mercado ou repetindo algumas informações que a mídia mostra, porque a massa ainda acredita que jornalistas tem o intuito de falar a verdade, tem louco pra tudo né?

 

Se claramente as pessoas não te veem como alguém de autoridade, como um conhecido seu ou simplesmente por ser novo demais para ser digno de confiança use a credibilidade de outras pessoas, cite profissionais gabaritados no nicho do seu produto, citando informações deles e resultados.

 

Para vender na internet é ainda mais imprescindível a imagem de um especialista ou as pessoas vão comprar de outro que seja ou pareça ser.

 

Uma das formas de criar um público que te identifique como uma autoridade é produzindo conteúdo gratuito, engajando pessoas interessadas no seu produto e depois levando ela para um funil de vendas.

 

Com o tempo o processo fica automático, o que é incrível!

 

Status

 

Quanto mais burro e vazio um povo é mais ele precisará aparentar que é alguma coisa para outras pessoas. 

 

 

No Bostil isso é quase regra geral, todos querem parecer felizes que estão melhores que os outros.

 

Sabendo disso fica fácil usar esse fator na hora que formos vender os nossos produtos. Falar coisas sobre "a celebridade X usa" ou "esse produto é moda entre as mulheres de alto nível" ou ainda "está todo mundo usando isso, não vai ficar de fora né?" 

 

Essa técnica, como era de se esperar, funciona muito melhor com mulheres... Quem imaginaria não?

 

Elas estão sempre buscando validação externa e os vendedores inteligentes dão essa validação em troca da vendas de produtos.

 

Usar a imaginação também é muito interessante, frases como: "Imagine você usando esse vestido e todas suas amigas vendo suas fotos e morrendo de inveja..." Esse tipo de coisa soa como música nos ouvidos das mulheres, praticamente te dando o dinheiro dela.

 

 

Preço

 

Depois que a pessoa te viu como autoridade e imaginou como esse produto vai mudar a vida dela, aí ela vai olhar para o preço. 

 

 

A escolha de quanto cobrar é muito importante ou você vai perder muito tempo convencendo uma pessoa a comprar para que no final ela desista simplesmente por não ter dinheiro para pagar.

 

Isso acontece muito em produtos de alto valor, como cursos caros, imóveis e carros. Filtre bem o seu cliente antes de começar o processo de vendas para não perder tempo com quem não é o seu público alvo.

 

Quando seu produto é voltado para o público masculino o preço é um fator bem mais importante, porque homens são muito mais racionais, por isso gastam muito menos e pensam mais.

 

Eu particularmente recomendo sempre focar em vender para mulheres que são muito mais suscetíveis a gatilhos mentais (assunto do próximo post) e mais fáceis de manipular além de normalmente gastarem o dinheiro dos seus companheiros, tirando aquela barreira do "trabalhei tanto tempo pra gastar com isso?"

 

É por esse motivo que você vê mais de 90% das lojas focadas em produtos para mulheres e crianças, com um pequeno setor masculino. 

 

 

Eles sabem quem gasta na casa, focando todo esforço comercial para elas comprarem e eles pagarem.

 

Mexa com as emoções

 

Uma coisa que poucos se dão conta é que venda é emoção

 

A regra máxima é que você precisa fazer a pessoa tomar a decisão na hora, principalmente se for um produto inútil, como um doce, roupa, etc... 

 

É preciso aproveitar aquele momento que a pessoa está motivada a comprar e fazer ela passar o cartão, se dormir e pensar melhor vai ver que não precisa daquilo e já era a sua venda.

 

Como cliente o melhor é esperar de um a dois dias antes de comprar qualquer coisa, assim poderá ver se realmente precisa daquilo naquele momento.

 

 

Como vendedor, você precisa fazer de tudo para que o cliente passe o cartão ou no mínimo preencha o cadastro, se comprometendo de algum modo.

 

Maneiras de usar isso é com o sentimento de perda ("você vai realmente perder essa promoção? Amanhã o preço pode dobrar..."), escassez ("essas são as últimas unidades e eu ainda tenho vários clientes para visitar, se deixar para amanhã você pode ficar sem...") dentre vários outros gatilhos que ainda falaremos no próximo post ;)

 

Ninguém gosta de vendedores mas todos gostam de amigos

 

E para fechar o ponto mais importante:

 

 

Sabe porque ninguém gosta de vender ou pensa em ser um vendedor quando crescer?

 

Porque vendedores são vistos como pessoas chatas, que só querem seu dinheiro e nada mais.

 

Para não ser visto assim é necessário se tornar "um amigo que indica coisas", não um vendedor. Isso pode ser feito na internet oferecendo presentes digitais e conteúdos gratuitos que agregam valor a vida das pessoas, gere relacionamento e só depois pense em vender alguma coisa.

 

Nesse ponto as pessoas já gostam de você e suas indicações vão parecer mais como um amigo não como um vendedor chato, bem melhor né?

 

Essa é a diferença de uma ligação de um amigo seu contando que trocou o plano de celular e pedindo pra você dar uma olhada e uma assistente de telemarketing oferecendo o mesmo plano.

 

Qual dos 2 vai te motivar mais a querer conhecer melhor esse plano?

 

Pois é.

 

Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor como funciona o mundo das vendas e que você ganhe muito dinheiro com a forma mais rápida e fácil de ganhar dinheiro que existe!

 

Beijo da maga!

 



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ainda estou na pesquisa em relação a uma renda extra, e vou continuar lendo seus textos para arranjar umas inspirações.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!