Olá amores!
Continuando a nossa série sobre #informalidadepill (que ficará bem maior do que eu pensei, inclusive), falaremos do mercado digital e como ele pode ser uma excelente oportunidade nos dias de hoje, principalmente graças a essa histeria coletiva.
Se perdeu os outros posts veja aqui:
Post 1 - Cuidados ao se tornar autônomo
Post 2 - Melhores profissões para ser autônomo
1 - Não existe fórmula mágica
2 - Principal função do marketing digital
Como o nome mesmo diz sua função principal é fazer a divulgação de produtos ou, como gosto de dizer:
"Mostrar o produto certo para pessoa certa."
Essa habilidade é a mais valiosa do mercado. Vamos supor que seu anúncio de um produto contra espinhas apareça somente para pessoas que estão buscando sobre isso...
Quais as chances de venda? Bem grande né?
Esse é o mercado do Google e todas as redes sociais. Elas usam o seu comportamento para te mapear e mostrar só produtos que você está interessado em comprar.
Empresas pequenas e médias ainda não entenderam o potencial do alcance da internet, nem como criar um funil de vendas (veremos a seguir), perdendo milhares de vendas.
É aí que gente com conhecimento de mercado e resultados para mostrar entram, fechando contratos com milhares de pequenas empresas, gerenciando suas contas de redes sociais e anúncios.
3 - O que é um funil de vendas?
Resumidamente um funil é um sistema que serve para acumular o máximo possível de pessoas na parte de cima e, a cada fase, elas vão reduzindo, sobrando somente as interessadas em comprar.
Essa ferramenta é incrível porque te poupa o trabalho de falar com milhares de pessoas que não tem interesse ou condições de comprar o que você está vendendo, focando somente nos leads que tenham potencial para virarem clientes.
Como montar?
Vou dar um exemplo do funil mais comum que vemos por aí, mas a ideia é a mesma para qualquer um deles. Para montar um funil sempre é necessário:
- Lugar com fluxo intenso de pessoas
- Sistema automatizado de informações
- Um modo de contatar os interessados
Agora vamos aplicar esses 3 itens em um caso prático:
A infomoney possui uma plataforma com bastante conhecimento sobre investimento e muitos cursos.
Para "filtrar" somente os interessados, eles criaram diversos ebooks grátis, onde você precisa colocar seu email para fazer o download. Veja aqui.
Depois que você coloca seu email e confirma para receber o livro, cai automaticamente no sistema de emails automáticos deles.
Apartir daí vão começar a te mandar dicas sobre investimentos relacionadas ao ebook que você baixou.
Com o tempo, te oferecerão uma assinatura paga, contendo um aprofundamento do conteúdo gratuito, valendo a pena para muitas pessoas que já estão tendo resultados com o conteúdo grátis.
Alguns dos leads vão virar clientes e a receita gerada pagará por toda estrutura.
Como lugar com alto fluxo de pessoas, há diversas fontes, o próprio site deles atrai muito tráfego mensal. Depois disso, há os perfis das redes sociais e por último o tráfego pago, através de anúncios direcionados no Google e outras plataformas.
Um sistema automatizado é a parte mais fácil, um excelente é o e-goi, por exemplo. Ao escolher uma ferramenta de envio de emails é muito importante verificar a entregabilidade, porque você não quer pagar uma ferramenta que envie emails que vão direto para caixa de SPAM.
E, por último, como maneira de contato eles tem o próprio email da ferramenta, além dos contatos nas assinaturas dos e-mails.
Dessa forma podem tirar as dúvidas sobre os planos. Uma coisa muito interessante é que todo o processo de venda acontece sozinho, a ferramenta de entrega de emails apresenta o produto, tiras as dúvidas mais comuns e gera o desejo de compra na pessoa, inclusive guiando ela até o processo da compra.
Como a página de venda também é automatizada via sistema de pegamento, é só dinheiro entrando na conta!
4 - O que vender?
Este é outro ponto que "trava" quem quer começar na internet .O que vai vender? E a resposta é...
Qualquer coisa!
Veja a internet como uma grande vitrine para o mundo inteiro onde você pode vender conteúdo, produtos e serviços.
Como o mercado é muito amplo e tem muitas opções, acaba que ninguém faz nada. Pensando nisso separei algumas formas de ganhar dinheiro na internet que eu usaria (e uso) se começasse hoje:
Afiliados
O afiliado são as pessoas que fazem a "ponte" entre quem está buscando algum produto/serviço e quem pode oferecê-lo.
Você se cadastra em uma plataforma, se afilia a um produto e ganha um link exclusivo. Se alguém clicar no seu link e fizer a compra você ganha a comissão correspondente.
Um exemplo que eu gosto de dar é alguém que está buscando "como controlar a diabetes de maneira natural" no Google, aí ela acha uma de suas postagens ou vídeos dando dicas e falando de um produto que vai resolvero problema de uma vez por todas, se você conseguir convencê-la a ir até a página de vendas, é 90% de chance dela comprar.
Uma das melhores plataformas de produtos digitais e físicos é a monetizze. Nela há excelentes taxas e produtos digitais e físicos que vendem muito bem.
Recomendo começar por ela.
Google Adsense
Agora se você gosta de escrever mas não quer vender nada, o adsense é uma ótima opção.
Basicamente sua preocupação será criar conteúdo de qualidade e aumentar o tráfego do seu site ou canal, as vendas fica a cargo do Google, que vai colocar anúncios em locais estratégicos com o que o usuário está procurando, facilitando o clique.
Outra coisa que eu gosto muito é o pagamento em dólares gerando uma grana bem interessante mesmo com poucos acessos.
Caso se interesse em aprender como funciona monetizar com pequenos blogs de nicho recomendo este curso grátis, ele vai te ensinar todo o básico desse mercado, aproveita!
Venda comida
Acha que vender brigadeiros, salgados ou qualquer outro prato fica somente no "boca a boca"?
Está enganado.
Há diversos apps que você pode se cadastrar para vender como o ifood ou uber eats, por exemplo, bastando só tirar ótimas fotos e conseguir entregar.
Claro que para vender nesses apps é preciso abrir um MEI para ter um CNPJ mas dependendo do produto valerá muito a pena.
Automatize e duplique
Esse é o segredo para o sucesso! É humanamente impossível ter diversos negócios e lidar com tudo sozinho.
Criar conteúdo, revisar, publicar e distribuir todo seu trabalho sozinho em 1 ou 2 projetos é possivel, mais que isso não há condições porque o dia só tem 24 horas.
Por isso a chave para conseguir milhares de fontes de renda está na terceirização.
Inicialmente você cria um site/canal, investe tempo para criação de conteúdo, monta a sua audiência e, depois que o os ganhos forem suficientes para comprar conteúdo e tráfego, deixa ele rodando sozinho, apenas gerenciando o conteúdo.
Aí você pega esse tempo livro e começa com outro projeto.
Com o tempo, haverá vários sites/canais funcionando praticamente sozinhos e você será o gerente de conteúdos somente.
Uma ideia muito interessante para começar dessa maneira caso tenha grana para começar é essa estratégia, criando um blog em inglês contratando escritores americanos e ganhando em dólar.
O mais incrívele é que com seus conteúdos em inglês você terá acessos do mundo inteiro, já que a maioria dos países tem ela como língua principal ou segundária.
Esse foi só o começo...
E aqui terminamos o primeiro post sobre o mundo digital!
Como eu tenho um pouco de experiência no ramo vou falar um pouco melhor de algumas outras formas e estratégias para utilizar o marketing digital na #informalidadepill.
Este já ficou muito grande...kkl
Se tiver alguma dúvida comenta que eu te respondo!
Para ver a parte 4 clique aqui!
Beijo da maga!
4 Comentários
Oi Medea, qual é a quantia aproximada de dinheiro que eu devo ter para criar um blog em inglês e contratar escritores americanos? A faixa sai na média de R$1.500,00, ou é mais que isso ou menos?
ResponderExcluirOlá!
ExcluirBem menos!
Hospedagem e domínio vc compra por em média 500 reais por 4 anos.
Só a contratação que varia, recomendo ver este livro para entender essa estratégia e aprender com quem já ganha dinheiro assim: http://bit.ly/36bRnLy
Na questão dos blogs e Google AdSense, eu poderia tipo criar qualquer conteúdo no blog? Não teria problema algum no caso?
ResponderExcluirTem sim, há assuntos que eles não aceitam, como conteúdo adultos, por exemplo.
ExcluirDá uma lida antes de criar o blog.
Beijo!
Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!