Olá Amores!
Com esse aumento absurdo no Bitcoin muitas pessoas estão se interessando por esse mercado, o problema é que, como a maioria das coisas que "entram na moda", a manada entra sem entender como funciona, com medo de perder a oportunidade.
Aí acontece uma queda de 20% em um dia e o cara vende tudo e fala que cripto é cassino (qualquer semelhança com a bolsa não é mera conhecidência).
Se esse é o seu caso, esse primeiro artigo introdutório vai te ajudar a entender um pouco melhor como funciona essa moeda e as formas possíveis de lucrar com ela.
Se gostar não esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar um comentário, combinado?
O que é Bitcoin
Vamos começar do começo. Veja esse pequeno vídeo e entenda de maneira simples como funciona o BTC e porque a ideia é tão interessante!
1 - Quais as vantagens do BTC?
Descentralização
A principal vantagem é ela ser descentralizada, isto é, nenhum governo tem poder sobre ela. Depois que ela está na sua carteira virtual, a menos que se consiga as suas chaves privadas (falaremos disso nos próximos posts da série), é impossível de se movimentar as moedas.
Isso inclusive já fez muita gente chorar porque perdeu a senha da carteira e todos os BTC que estavam lá dentro... 😭😭😭
Acesso global
Seus BTC podem ser acessados em qualquer parte do mundo, sem taxas de câmbio ou burocracias.
Há também diversos
"caixas virtuais" e físicos que te permitem transformar BTC em
qualquer moeda fiduciária do mundo, extremamente mais fácil e barata que o câmbio dos papéis coloridos.
O único problema se tratando do BTC é que atualmente a taxa de transação está muito cara, mas basta juntar bastante satoshis (como se fosse os centavos do bitcoin) antes de enviar que fica tudo certo.
Para quem nunca tinha ouvido falar dessa taxa, ela é cobrada para que o minerador aprove sua transação na rede e evita milhares de transações pequenas que sobrecarregariam a rede como um todo.
Se quiser entender essa parte de maneira mais completa baixe esse ebook, tem muita informação bacana ;)
Em um futuro próximo o BTC será visto como reserva de valor (mais do que já é agora), como o ouro é atualmente. As outras altcoins, que são moedas com outras tecnologias que mantém mesmo princípio da blockchain, mas com taxas mais baixas ou até zero, vão ser usadas para transações do dia a dia.
A Venezuela, por exemplo, viu seu dinheiro derreter graças a centralização da economia e o desrespeito a propriedade privada, passando a adotar a Dash como forma de pagamento. O governo proíbe mas, como é quase impossível e absurdamente caro rastrear todo mundo, as pessoas continuam usando.
Segurança
Aqui temos um dilema.
O BTC é muito seguro se partirmos do fato que só a pessoa que conseguir a chave privada da sua carteira consegue acessá-la porém, as carteiras virtuais vem com uma senha ou conjunto de palavras para recuperação, e é nesse ponto que os Hackers atacam.
Eles tentam descobrir a sua senha ou as palavras secretas, abrem sua carteira e já era, adeus moedinhas virtuais...
Por isso é muito importante entender como funcionam as carteiras, quais são seguras e a melhor forma de tentar evitar ser roubado. Fique tranquilo que falaremos disso no próximo post :)
A parte mais interessante da seguraça dos BTCs e outras criptos é a possibilidade de você proteger seu dinheiro de ladrões muito mais perigosos que os Hackers:
O governo e as colheres.
Quem coloca seu patrimônio em BTC e "esquece a senha" não precisa dividir a metade no divórcio, fica a dica aí 😊
O que preciso para começar?
Agora que você entendeu os fundamentos e já está louco para comprar as primeiras moedas?
Ótimo!
Basicamente o que é necessário para começar é uma carteira, seja ela digital ou física (tem muitas carteiras falsas por aí, pesquise muito bem antes de escolher a sua), vai precisar também alguém que te venda os BTCs, seja uma pessoa diretamente ou uma exchange, elas trabalham como se fossem "casas de câmbio" de moedas fiduciária/digitais e troca de criptos também.
A vantagem das Exchanges é a segurança (pesquise muito bem antes, tem muito site picareta) e a facilidade, mas como há a taxa da empresa em casa transação acaba ficando mais caro.
Quando se compra diretamente de uma pessoa
os custos são mínimos, porém há a chance da pessoa receber as suas moedas na carteira dela e
nunca mais falar com você, por isso é bem importante analisar a idoneidade de quem você está negociando.
OBS: Recomendo que aguarde e leia todos os artigos da série antes de começar, agora se não quiser esperar pesquise muito bem sobre esses tópicos básicos antes de colocar seu dinheiro e tenha estômago, porque é normal quedas de 10 a 50% EM UM DIA.
Se não tem controle emocional para aguentar ver seu dinheiro reduzir drasticamente em pouco tempo, sugiro que invista em fundos imobiliários ou na renda fixa.
Por hoje é isso, qualquer dúvida só deixar nos comentários.
Beijo da Maga!
4 Comentários
Muito bom o conteúdo Maga continue assim <3
ResponderExcluirObrigada! Tem muitas coisas boas para vir!
ExcluirTenho visto muitas notícias sobre o BTC, mas estava receoso se deveria investir no mesmo, mas vejo que um pouco de informação e estudo podem abrir portas.
ExcluirConhecimento é libertação!
ExcluirComo diz a Merlin: "medo é um sentimento que vem da ignorância"
Só recomendo cautela, uns 5 a 10% do seu patrimônio em cripto já é muito interessante!
Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!