Já imaginou nunca ter problema com o desemprego? Ter gente sempre em busca do produto/serviço que você presta? Seria incrível, certo?
Vou te mostrar hoje os pontos principais que, se você dominar, nunca terá problemas com falta de emprego na sua vida. Esses pontos não são ensinados na escola (nenhuma novidade), então como eu apanhei muito para aprender e não quero que você passe pelo mesmo caminho, se é que já não está passando.
Nesse mundo cada vez mais concorrido ter apenas um diploma de faculdade não vai te garantir emprego, só ver a quantidade de engenheiros sendo motoristas de Uber por aí.
Essas habilidades são importantes em qualquer negócio, por isso use esses tópicos de base para pesquisar e treinar cada um deles.
Depois me conta nos comentários como cada um desses pontos mudou a sua vida combinado?
Entenda como as pessoas funcionam
Para se poder ganhar dinheiro é necessário resolver problemas das pessoas e isso será muito mais fácil se você entender como o pensamento primitivo dos seres humanos reage a uma pessoa nova.
Evoluímos muito em algumas áreas, mas nessa parte muito pouco, basicamente ainda temos um instinto de “amigo ou ameaça”, onde a mágica é não parecer ameaçador para pessoas novas, não as afastando.
Um excelente livro que fala sobre isso é o “Manual de Persuasão do FBI” que ensina de maneira muito simples a “fórmula da amizade”.
Caso queira ouvir, vou deixar o vídeo abaixo: (se puder
ouvir por aqui para ajudar a maga te agradeço) 🥰
Networking é fundamental
Outro ponto que errei muito no início da minha vida profissional foi não fazer bons contatos, aí depois que estava fora das empresas não tinha pessoas que me conheciam para indicação, me fazendo começar novamente.
Seguindo a dica acima não será difícil que as pessoas gostem de você, facilitando ter contatos qualificados na agenda do seu celular.
Essas pessoas serão importantíssimas para futuras vagas de emprego, consultorias ou freelas. A maioria das indicações diretas não precisam passar pelo RH, te colocando muito á frente dos outros.
Se for um prestador de serviços (altamente recomendável hoje em dia) é ainda mais essencial, porque as pessoas que você presta um bom serviço vão te apresentar para outras pessoas que vão te apresentar para outras e assim vai.
Você mesmo pode apresentar seus clientes também, formando uma nova rede de contatos e nunca mais sendo esquecido, bacana né?
Aprenda marketing digital
Uma coisa que a pandemia acelerou muito foi o mercado digital aqui no Brasil.
Com as pessoas ficando mais em casa e se acostumando com a internet, as compras e especializações online vão aumentar cada vez mais comuns e usadas.
Além disso, empresas estão cada vez mais pesquisando seu histórico na internet e por isso “saber se vender” nas redes sociais será algo cada vez mais importante para se destacar da concorrência.
Outro ponto bacana do marketing digital aqui no Brasil é o pioneirismo, principalmente falando de pequenos e médios negócios.
Tenho certeza que a maioria dos comércios da sua cidade não tinha um site ou uma loja virtual para vender online, aí quando precisaram fechar acabaram quebrando por falta de estrutura. Os outros com certeza não vão cometer esse erro novamente.
Isso cria um mercado gigante para consultores e pessoas que queiram apresentar e até gerenciar campanhas para essas empresas, podendo ser muito bem remunerado por isso!
Primeira impressão é tudo
Como diria o doutor Lair:
“Você não tem uma segunda chance para causar uma primeira impressão”.
Se as pessoas não gostaram de você no primeiro contato, muito provavelmente tudo que virá depois disso será mal interpretado.
Pense que um colega do seu trabalho fez algo de errado e você gosta dele, muito provavelmente seu pensamento será:
“Coitado, foi prejudicado” ou “Coitado, foi sacaneado pelos colegas”.
Agora, se é uma pessoa que você não gosta o pensamento provavelmente será:
“Sabia, era questão de tempo para que ele fizesse cagada” ou “Ele claramente não está preparado para o que está fazendo, tinha que sair e dar lugar para outro”.
Ou até coisa pior.
Cuide a sua primeira impressão, ela é muito importante.
Veja o erro da forma correta
A geração atual foi ensinada que “são especiais” e que basta acreditar que tudo vai dar certo, o que está longe de ser verdade.
A probabilidade dos seus projetos darem errados é muito
maior, arrisco dizer que mais de 80% do que você fará na vida vai dar errado, e
isso é muito bom!
“Bom? Você está doida?” - Talvez você esteja pensando agora.
Quem sabe um pouco...kkk
Mas não vem ao caso agora, essa é uma discussão para outro post, hahaha
Voltando ao assunto, errar é muito bom porque você evolui.
A vitória é boa, claro, mas se você ganha todas a vida fica sem graça, porque não há desafios, esse é o drama do Saitama do One Punch Man.
O erro deve ser visto de forma inteligente, não como uma fracasso, mas como uma oportunidade. Ao começar um projeto e ele falhar, veja o que deu errado e ajuste no próximo, com o tempo e experiência certamente vai dar certo.
A mensagem final que eu tenho para você é:
Trabalhe duro para que esses 20% de projetos que vão dar certo na sua vida sejam suficientes para uma aposentadoria tranquila e não pare de tentar até conseguir.
Eu acredito que você consegue, e você, acredita em si mesmo?
Beijo da maga!
0 Comentários
Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!