A importância da frustração

Olá amores!


Hoje eu estava vendo o vídeo abaixo falando sobre a frustração e tem uma lição muito interessante. Achei bem fácil de entender porque ele usa uma lógica de jogos, algo que é muito comum para os mais novos.

Se gostar da ideia compartilhe para ajudar a chegar esse tipo de conteúdo a novas pessoas!





A importância da frustração


Eu jogava bastante vídeo game quando era mais nova, começando com um mega drive, inclusive.
Como não tinha dinheiro para comprar revistas, alugava as fitas para "ver como era". Era muito comum ver uma capa muito bonita e um jogo horrível.


Aí eu tinha que ficar o final de semana inteiro com um jogo ruim e esperar até o final de semana que vem para tentar um jogo diferente. Isso ajudou a desenvolver 2 pontos:

Paciência

Mesmo que eu quisesse, meu pai só me deixava alugar uma fita por final de semana. Por isso tinha que esperar jogando o ruim mesmo kkk.

Frustração

O tema central do vídeo. 

Como diversas vezes eu alugava jogos ruins eu meio que acabava me acostumando que as coisas podem dar errado. Esse ensinamento foi extremamente importante para a vida adulta!


Importância da frustração

A geração atual não sabe o que é esperar alguma coisa. A maioria dos pais são frouxos e fazem todas as vontades dos jovens e eles não precisam esperar nada. Basta ver um vídeo de alguém jogando ou fazendo.

Antes só conseguíamos informações dos jogos através de revistas compradas, hoje basta 5 minutos de buscas que você vai achar alguém jogando do início ao fim.

Essas pequenas derrotas que iam te preparar para a vida, fazendo você entender que tudo tem sua hora e na maioria das vezes as coisas não acontecem como você quer não existem mais.

Esse é inclusive um dos maiores motivos de depressão dos jovens: Eles acham que os estranhos vão tratar eles como seus pais, fazendo tudo na hora que eles querem.

Quando suas perspectivas não são satisfeitas começam a chorar na internet, buscando conforto com estranhos que, ao invés de cuidar de suas próprias vidas, ficam o dia todo julgando gente que eles nem conhecem.


Como resolver isso?

Infelizmente quem nasceu nessa geração com a internet não há o que fazer. 

Inclusive essa ferramenta de ver o jogo antes de comprar é uma excelente forma de poupar dinheiro, ainda mais com os preços dos games atualmente.

O que pode ser feito hoje é mudar a si mesmo.

Eu, se tivesse nascido nessa geração (graças a Deus que não), faria o seguinte:


Usar a internet para aprender

Quando era mais nova a única maneira de aprender era indo em uma biblioteca, ficando restritos aos livros/revistas que estavam lá naquele momento.

Hoje você pode ler qualquer livro em qualquer língua! Atualmente é possível saber mais que qualquer formado em qualquer assunto da sua casa, algo impossível quando a informação era centralizada.

O Youtube é um site fantástico. Nele você pode aprender literalmente qualquer coisa! Desde línguas a qualquer matéria ensinada em faculdades, não importa o assunto sempre tem alguém ensinando.

Você não tem ideia da minha tristeza em ver uma ferramenta tão incrível sendo desperdiçada com vídeos de conteúdo inútil, fofocas e degeneração...

Se você assiste muitas gameplays ou conteúdo de entretenimento, comece a aplicar a regra de Pareto, usando 80% do seu tempo para ver (e aplicar) conteúdo útil.

Aprenda como plantar, como construir uma parede, trocar um chuveiro, instalar uma lâmpada... Algo que, se seu pai não estivesse aí você provavelmente teria de pagar alguém porque não sabe fazer.

Há diversos assuntos que hoje ninguém mais se interessa como:

  • Construção civil
  • Costura
  • Mecânica
  • Eletrônica
  • Elétrica (automotiva e predial)
  • Hidráulica 
Dentre muitas outras...

A maioria dos jovens só quer estudar humanas, gravar vídeos e virar funça, esquecendo que há funções básicas na sociedade que alguém vai ter que fazer.

Como essa nova geração está ficando adulta e não sabe fazer nada, vai acabar pagando até para trocar um chuveiro... 

E você pode ser a pessoa que elas vão procurar! Basta ter o conhecimento pra isso!


Empreender

Outra maneira muito interessante de lidar com a frustração é criando um pequeno negócio. Pode ser qualquer coisa, desde vender brigadeiros a virar freela.

No início você vai fazer muitos planos, achar que todos vão te contratar e vai ficar milionário até que... 

Nada disso acontece.

Aí você fica frustrado porque investiu tempo e esforço em algo que não trouxe retorno nenhum... 

Parabéns! Agora você entende porque os empresários ganham tanto e os empregados tão pouco!

Como a maioria dos jovens de hoje nunca tinha se frustrado, acaba desistindo no primeiro negócio fracassado. Um fato interessante é que se a maioria que tem sucesso hoje desistisse no primeiro fracasso, praticamente não haveriam ricos.

É extremamente raro um empresário de sucesso que não perdeu dinheiro ou que seu primeiro negócio fez sucesso. 

A diferença deles para o resto é que enquanto a maioria desiste e volta a ser empregado, eles veem a frustração como motivação para continuar, analisando onde erraram e tentam até conseguir.

Isso que separa quem alcança as suas metas dos que ficam o dia todo chorando nas redes sociais sendo sustentado pelo pai.


Buscaria exemplos de pessoas que estão onde eu quero chegar

O que você deseja da vida realmente? Onde quer estar daqui há 5 anos? 

A maioria fica perto de pessoas que não tem resultados, porque a mediocridade nos deixa em uma situação confortável. É esse o motivo porque as pessoas mais inúteis ganham os programas de TV, inclusive.

OBS: Mediocridade não é um xingamento, é uma pessoa mediana, comum.

 

Claro que a maioria não quer ser milionário (mesmo achando que quer). Ter muito dinheiro é dá mais trabalho que não ter nenhum. O governo vai cair em cima de você e a inveja aumenta muito.

Por outro lado a maioria quer ter seu terreno, sua casa, talvez um carro e na maioria das vezes um pc gamer. Você é assim?

Para alcançar suas metas tem q acompanhar quem tem os mesmos objetivos ou já os alcançou, usando o exemplo dele para ir mais longe!


Me apegaria em Deus


Essa eu usei e recomendo demais! 


Quando se é jovem se tem muitas dúvidas, muitos problemas (ou que achamos que são) e praticamente a vida toda está indefinida.

Como os pais não direcionam mais os filhos e nem criam negócios para eles, o jovem fica simplesmente perdido.
Por causa disso a necessidade de dividir seus problemas com Cristo. 


Além da tranquilidade de saber que você tem um Deus no comando de sua vida, dividir seus problemas vai te trazer uma paz que nada nessa Terra vai te proporcionar.
Além disso, você também pode pedir dinheiro á Deus, como eu mostro neste post. 

Desejo a paz de Cristo na sua vida independente do que aconteça nessa prisão maluca.

Beijo da maga!






















 

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Muito bom maga, depois que conheci suas ideias lendo seus posts, comecei a focar em muita coisa, no meu negócio, na minha vida, e aprender bem mais, apesar da frustação do dia a dia é bastante recompensante fazer oque faço, e olhe que sou bem paciente em tudo que faço e ainda assim é frustante ter dedicado varias horas e não ter conseguido resolver oque tava fazendo, mas vejo isso como algo bom pra continuar a melhorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratificante saber que estou te ajudando!

      O blog financeiramente não rende quase nada, meu pagamento mesmo é dar algo para vocês pensarem.

      Já passei por isso, fique tranquilo, agradeça a Deus todos os dias pelos erros e confine nEle que na hora certa a sua oportunidade vai chegar.

      Apenas continue tentando, a experiência vai te fazer montar pequenos negócios que somados vão gerar grandes coisas!

      Se quiser um contato mais direto te espero no meu patreon!

      Beijooo!

      Excluir
  2. Já passei por frustrações na época da faculdade, é um inferno. A gente cria expectativas que vai passar na disciplina porque estudou muito, mas acaba tirando nota baixa. Hoje, após eu passar por essas disciplinas difíceis, consigo aprender qualquer coisa, pois ganhei experiência em como estudar. Em linhais gerais, toda frustração serve de aprendizado. Estou de anuência com o seu texto, Maga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É essa a ideia mesmo!

      Como diz o ditado: "tudo que não m4ta, te faz mais forte".

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!