Olá amores!
Em um mundo onde toda a mídia e a maioria das pessoas são mentirosas e não se preocupam com fatos, entender quando alguém está querendo te enganar é vital para não cair nas armadilhas que estão por aí.
Hoje ninguém mais se importa com a verdade. Todos querem estar certo, buscar os likes e o tão sonhado “moeu o cara no argumento”...
Por isso quero compartilhar com vocês 3 formas muito simples para não sermos enganados por matérias da mídia ou qualquer pessoa, não funcionará sempre, claro, mas na maioria dos casos vai funcionar.
Gostou do assunto? Então compartilhe e deixe um comentário para ajudar a mãe!
1 - Separe os fatos de opiniões
Precisamos começar separando o que é um fato (o que realmente aconteceu) das opiniões (o que a pessoa que escreveu achou do ocorrido) para entender para onde o autor quer te levar.
Para fins de estudo, vamos usar essa matéria aqui.
O título já mostra muita coisa!!
Como a maioria se guia pelo título, ele é o mais carregado de opinião da empresa.
Este está induzindo com o adjetivo “negacionista”, claramente tentando colocar uma qualidade negativa nos profissionais de saúde que não querem ser cobaias.
Aí você já sacou para onde o autor vai querer te levar né?
O subtítulo, o máximo que a maioria vai, reforça a opinião do autor: “Creem em boatos contra vac1nas”. Se você pesquisar só um pouquinho verá que não haverá só “boatos” e sim fatos que estão sendo investigados.
Uma das milhares de matérias que você vai achar:
Por isso a primeira regra para não ser enganado é ler o artigo todo!
Diferença de Fatos e Opinião.
Pedro não quis ser cobaia Fato
( atitude based, minha opinião)
Onde ele trabalha e porque não quer tomar a vac1na (Fato)
Apelo a autoridade e meias verdades (desinformação)
Essa é típica de jornalista.
Citar “diversos estudos publicados e revisados por cientistas nacionais e internacionais e autorização da Anvisa” quer te induzir a pensar que “Quem o Pedro pensa que é para dizer que as vach1nas não tem eficácia se cientistas renomados disseram que sim”...
O que ela esquece de dizer é que também há vários cientistas contrários, mostrando diversos problemas com elas além de tentar imunizar o pessoal no meio do surto, podendo piorar o vírus a médio e longo prazo.
Misturando opinião com fatos:
Coloquei em azul os fatos, o que o Pedro falou, e em vermelho a opinião do jornalista, novamente tentando te induzir que a Clor0qu1na não tem eficácia comprovada, sendo que há vários estudos comprovando melhora em milhares de pacientes.
O fato do Pedro dizer que é uma armação para o governo gastar mais foi o que ele realmente falou, e ela deve ter ficado brava (hihi).
Opiniões como fatos
Essa é bem engraçada.
Se ela disse que “o Ministério da Saúde não tem dados…” como que logo depois ela afirma que a recusa dos profissionais de saúde tem aumentado as m0rtes?
Isso aí é uma opinião dela que está usando como fato, o que mais vemos hoje e vai contra toda a lógica do jornalismo que deveria somente informar, com cada um tomando sua decisão.
Hoje em dia tem que montar um quebra cabeça como estou fazendo com vocês agora para conseguir entender alguma coisa, mas vida que segue.
Fatos que importam
Aqui ela juntou vários fatos, mas só os que importavam a ideia que ela queria passar. Realmente há pessoas que se foram que não tomaram a vac1na, mas quantos que se foram logo após tomarem?
Se fosse uma jornalista séria, mostraria os dois lados ou até faria um comparativo de profissionais vac1nados e os que não tomaram x mortalidade, mas a verdade não importa, te convencer sim.
Além disso, essa última parte do S.T.F foi para colocar medo mesmo, principalmente a última parte: “sofrer punições ou medidas restritivas”.
O Pedro based, diferente do que a jornalista achava, falou que não se importa de ser demitido. Ela deve ter ficado muito brava.
Mentindo com estatísticas e mais medo
Outra estratégia muito usada.
As estatísticas são muito bem vistas pelos NPCs que não verificam qual o instituto que fez. Igual as eleições, todas as pesquisas são feitas com o público que eles querem, gerando os resultados que eles querem.
Basta ver os debates nas redes sociais que você notará que há muitas pessoas contrárias, levando a países cortando salários e sinal de celulares de quem não se vac1nar.
Se fosse algo bom para que fazer tudo isso?
Caso real e mais medo
E bora usar um exemplo para as pessoas ficarem com mais medo de perder o emprego e todos os seus “direitos” (porque o trabalhador paga por tudo), dizendo que uma auxiliar de limpeza se ferrou na mão de uma juíza (veja você) por dizer o absurdo de “...necessidade de proteger a saúde deve sobrepor ao direito individual…”, percebe o absurdo?
Essa juíza, como boa funça do estado, não se importa com um dos direitos mais básicos da constituição (que ela diz defender), para colocar a vontade dela acima da lei.
Sobre a jornalista está sendo parcial, só fala com quem convém para narrativa.
Nesse caso, deveria ter falado com um advogado ou juiz que achasse que esse argumento da juíza não está na lei e por isso não deveria ser levado em conta.
Claro que a Constituição aqui é só para enfeite, sabemos que ninguém segue, mas o correto seria isso.
Pra fechar um sonhador
E pra fechar temos o Alberto que acha que o governo se responsabiliza por alguma coisa. Se isso realmente acontecesse, você processaria o estado que ia ficar recorrendo mais de 20 anos para depois gerar um precatório que ia demorar mais 20 pra te pagar.
Até lá a inflação já corroeu o valor e você nem está mais aqui.
Resumindo
Como o post de hoje foi bem longo (mas divertido né? 🥰 ), fiz um pequeno resumo para você não ser mais enganado com esses jornalistas vagabundos.
Pontos importantes:
- Separe fatos de notícias
- Veja qual lado quem está escrevendo está: Como você viu, ela usou toda a matéria para falar contra a liberdade, dizendo que você será demitido e não tem nem o direito de escolher seu tratamento para sua saúde.. Ela acha que parasitas sabem mais da sua realidade que você.
- Encontre inconsistências, buscando ideias contrárias: No texto acima você nota que ela só mostra os fatos que corroboram com a ideia que ela quer passar? Todos são assim, por isso, se não quiser ser enganado, busque quem fala contra, comparando ambos os discursos.
E é isso!
Obrigado por ter chegado até aqui e se quiser mais posts assim deixe um comentário! Vou amar interagir com você!
Beijo da maga!
4 Comentários
Trabalho incrível, maga!
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirÓtima análise Maga!
ResponderExcluirQuando eu li "negacionistas", já imaginei que seria divertido analisar a matéria kkkkkk
É impressionante os absurdos que algumas pessoas conseguem falar.
Deus te abençoe!
Hahahha qualquer desavisado cai na lábia desses safados.
ExcluirQue Jesus Cristo abençoe você e sua família!
Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!