Finalmente chegou o post das profissões do futuro!
Confesso que, quando comecei a pesquisar vídeos para esse post, muitas profissões eram bem desconhecidas, apesar de saber o que a maioria fazia.
Vou adicionar algumas no final que eu considero muito interessantes, pelo menos em um espaço de tempo de 10 anos aqui no bananil.
Ahhhh, e sempre lembrando que, qualquer dúvida ou sugestão deixe um comentário, assim vamos conversando e sempre fazendo o melhor conteúdo juntos <3
8 Profissões do futuro para 2021
Vamos a elas!
#1 Story maker
Profissional que filma o influenciador, fazendo stories impactantes para o público.
Uma profissão que certamente estará muito em alta em tempos de Tik Tok e Instagram. Se pretendem trabalhar com isso tenha em mente que precisará fazer networking com pessoas do meio, artistas e influenciadores, algo extremamente trabalhoso.
Se você é daqueles que gosta de filmar os outros, essa profissão pode ser pra você.
#2 Gestor de Tráfego
Essa eu já conhecia e realmente é uma excelente oportunidade para os próximos anos. Um profissional dessa área entende como funciona os mecanismos de tráfego pago e compras de palavras-chave, focando em pagar cada vez menos nas campanhas e atingir cada vez mais pessoas.
Claro que para conseguir isso é necessário saber como identificar a persona (para quem se quer vender) e também o próprio algoritmo da rede que você está anunciando.
Se quiser se especializar nessa área recomendo focar em uma plataforma específica como o Google ou Face Ads, por exemplo.
A´partir daí comece a criar campanhas e, com seus resultados em mãos, venda seu trabalho para comerciantes, sites, canais ou qualquer empresa ou pessoa física.
Se tivesse que escolher uma profissão atualmente, essa seria uma das minhas top 5!
#3 Gestor de Inbound Marketing
O conceito de "Inbound" é aquele marketing que busca o cliente oferecendo algo gratuito como um ebook ou conteúdos em um blog, por exemplo.
A partir daí você captura o lead (pessoa interessada) e cria um relacionamento com ele, mostrando soluções gratuitas juntamente com opções mais completas e pagas.
Esse profissional é responsável por criar campanhas para cada tipo de pessoa: Quem já é cliente, quem viu baixou seu ebook, quem clicou para comprar e não finalizou a compra dentre várias outras situações.
Cada cliente está em uma parte diferente do funil de vendas e precisa ser abordado de forma diferente. Se alguém baixar seu livro e já for apresentado um curso muito caro, as chances de compra dessa pessoa será mínima.
#4 Copywrither
De longe a que eu mais gosto da lista. Não sei se você notou mas estamos em uma era que cada vez mais surgem canais, sites e lojas vituais, todas elas precisando de conteúdos para seus blogs ou roteiros para os seus vídeos.
É nesse cenário que o copywrither entra, sendo responsável por criar textos persuasivos que induzam as pessoas a tomaram uma ação, seja conhecer um produto, fechar uma venda ou outra ação específica.
Para trabalhar dessa forma é preciso, além de um bom domínio da língua, um conhecimento sobre técnicas de vendas e persuasão.
Há milhares de cursos desse tipo na internet, se você gosta de escrever essa é uma profissão muito interessante e que paga muito bem!
#5 Editor de Vídeo
Conforme a demanda de vídeos aumenta, a busca por pessoas que façam edições profissionais aumentam também. Essa é uma atividade muito interessante para se especializar porque envolve criatividade, uma habilidade que a Inteligência Artificial ainda não tem, e acredito que vão demorar muito para adquirir!
Um editor retira falhas, erros e coloca transições, deixando o vídeo dinâmico com memes ou animações. É onde mais tem trabalho para freelas, se não sabe o que fazer da vida recomendo muito aprender a editar vídeos.
Há milhares de tutoriais no Youtube ensinando, só assistir e praticar!
#6 Gestor Redes Sociais
Atualmente o mundo é comandado pelas redes sociais. Vimos que elas conseguem influenciar as massas a fazer o que quiserem, exatamente como a tv fazia há uns anos atrás. Orange man que o diga.
Como a tendência é as pessoas ficarem cada vez mais em casa, a única maneira de encontrar clientes são através delas. Os pequenos negócios estão sentindo isso na pele, quebrando por não se adaptarem a nova realidade e dependerem do cliente que passa na frente da loja.
O profissional dessa área entende como funciona o algoritmo da plataforma, como fazer um post que gera engajamento, quais palavras-chave usar e os melhores horários para postagem.
Claro que aprender isso exige estudo e, principalmente, prática. É perfeitamente possível cuidar das redes sociais de pequenos negócios sem especialização formal, mas para isso você precisará ter resultados.
Busque a rede que mais gosta, entenda como ela funciona, aplique em seus perfis e assim que conseguir bons resultados, venda seu trabalho para outras pessoas.
#7 Assistente Virtual
Essa profissão vai substituir o telemarketing já que as pessoas estão cada vez mais usando o telefone para tudo, menos para ligar. De todas acho essa a mais fácil de trabalhar e a mais difícil de conseguir emprego.
Para conseguir uma vaga vai depender muito mais de quem te indica, muito parecido com as empresas atuais. Eu particularmente não recomendo.
#8 Growth Hacker
Uma profissão bem interessante que eu não conhecia.
Com foco em startups, esse profissional usa técnicas para destacar essas pequenas empresas da concorrência, usando estratégias online e offline em vários testes para conseguir os melhores resultados.
Sinceramente não tenho ideia o que é preciso para ser esse profissional mas fica uma indicação para pesquisas ;)
E para fechar tenho mais 2 de bônus, profissões que possuem muita demanda e dá para conseguir a IF em poucos anos:
#9 Construção/Manutenção
Mesmo com essa crise as casas vão precisar de manutenção, seja um cano que estoure, uma parede caindo ou uma porta que não está funcionando como deveria.
Como os adultos de hoje não sabem nem trocar uma resistência de chuveiro, profissionais que conheçam de elétrica, hidráulica e saibam serviços de pedreiro serão (e já são) muito bem pagos!
Aprender esse tipo de trabalho não é difícil, caso tenha tempo livre encontre um profissional da área e faça amizade com ele, com o tempo veja se não pode ajudá-lo, mesmo que seja de graça, assim você aprende gastando só seu tempo.
Essa é a dica mais importante que o livro "Pai Rico, Pai Pobre" me ensinou, ele dizia: "Trabalhe para aprender, não pelo dinheiro".
#10 Eletrônica/Robótica
Que os robôs farão a maior parte dos trabalhos das fábricas e atendimentos isso é fato, mas já pensou quem vai construí-los?
A demanda por essa área vai aumentar muito e quem se especializar agora vai ter um oceano azul para nadar.
Agora em uma perspectiva mais a curto/médio prazo temos a eletrônica, onde você vai aprender a consertar aparelhos, ganhando muito com manutenção e revendas.
Comece a olhar no marketplace do facebook a quantidade de tvs e aparelhos quebrados que o pessoal vende extremamente barato porque não sabe arrumar. Com as ferramentas e conhecimento necessário você arruma e revende ganhando mais de 100% de lucro!
Sabe de alguma outra profissão que estará em alta? Deixa pra mim nos comentários!
2 Comentários
psicologia vale também?
ResponderExcluirNo médio prazo sim, no longo serão substituídas por programas com ia já que a maioria tem problemas parecidos.
ResponderExcluirEu não recomendaria estudar agora caso não esteja pelo menos na metade do curso e olhe lá.
Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!