Olá Amores!
Gatilhos mentais é algo que pouca gente conhece mas está muito presente em todo nosso cotidiano, nos influenciando na tomada de diversas decições.
Há vários sinais que estão gravados no nosso subconciente, nos levando a escolher certos tipos de produtos/serviços, sabia disso?
Não é algo novo, claro, a indústria já usa há muito tempo para nos convencer a comprar, mas com essa maravilha chamada internet podemos nos aproveitar deste conhecimento para convencer os outros a tomar alguma decisão que desejamos.
O meu foco em usar esses gatilhos é vender, o que não impedinde que você use cada um deles para conseguir alguma decisão favorável de outra pessoa seja seus pais, irmão, amigo, etc...
Teste e me conte os resultados nos comentários, combinado? <3
O que são gatilhos mentais?
Resumidamente são respostas inconscientes, isto é, que estão fora da nossa mente consciente, a um estímulo externo.
Com eles podemos
provocar reações positivas (euforia, motivação, alegria...) e negativas (medo,
insegurança, anciedade...) cada um deles tem a sua utilizaçãoe seu tempo para ser usado.
Um ótimo exemplo é quando comemos algo que gostamos muito e um tempo depois sentimos o cheiro daquela comida pronta...
O cheiro ativa no nosso cérebro uma resposta imediata, nos fazendo lembrar daquela comida, trazendo uma emoção boa, muitas vezes até sentindo o gosto dela, se tiver com fome é ainda mais forte o sentimento....
Pense agora em algum prato que gostou muito, imagine o cheiro, o gosto, como ficou feliz ao comer...
Sua boca salivou?
É exatamente esse tipo de resposta imediata que estou falando.
Todas as propagandas são feitas para aguçar nossos sentidos, quem não lembra de propagandas dos anos 90 até hoje?
Uma das que me lembro é a propaganda dos carangueijos da Brahma
Como funciona os gatilhos mentais?
O responsável pelas nossas decisões é o cérebro.
Desde decisões pequenas (o que comer de manhã) até as mais importantes como comprar algo de alto valor ou iniciar algum projeto, são feitas por ele.
Por isso, sabendo como a mente da pessoa funciona fica muito mais fácil de incentivá-la a seguir para o caminho que você quer.
A psicóloga e economista Sheena Lyengnar, autora do livro “A arte da escolha”, disse em uma de suas palestras que costumamos tomar cerca de 70 decisões diariamente.
Muita coisa né?
Para não usar tanta energia o cérebro sempre procura usar a sua parte emocional, que é rápido e instintivo do que nosso sistema lógico que é mais lento, calculista.
Isso é muito aplicado em tarefas que fazemos todos os dias, ficando praticamente no piloto automático. Essas tarefas são chamadas de habitos.
Normalmente o cérebro deixa essa parte mais lógica para solucionar problemas, tomando as outras decisões com base no emocional, instinto e decisões passadas.
Por isso o "pulo do gato" é usar esses atalhos emocionais para fazer as pessoas tomarem decisões de compra baseadas na emoção, sem pensar muito.
Pra que servem os gatilhos mentais?
Agora que você já entendeu que o cérebro prefere tomar decisões instintivas, os gatilhos são considerados aquele "empurrãozinho" que falta para a decisão imediata.
Praticamente toda a propaganda tem um ou mais gatilhos, nas próximas tenho certeza que você começará a notar a partir de agora.
O apelo visual é muito usado. Nas bebidas, por exemplo, tem sempre pessoas felizes depois que tomam o produto, até o som feito quando eles abrem a garrafa contribui para gerar sede nos clientes.
Quais são os principais gatilhos mentais?
Como há vários, tirei os principais que eu uso no dia a dia quando quero convencer alguém. Tenho certeza que se você usar a criatividade também vai conseguir convencer muita gente com eles!
Escassez
Como bons brasileiros só nos mexemos no último minuto e é exatamente o que esse gatilho faz, ele dá a ideia de limitação de produtos/serviços.
Tudo que é mais escasso é mais visado, por isso frases como "são as últimas unidades" ou "até durarem os estoques" são amplamente usadas pelos lojistas para as pessoas irem logo comprar o produto ou amanhã não vai ter mais
Urgência
Lembra alguma vez que viu alguma propaganda de um produto e sentiu vontade de comprar imediatamente?
Nesse caso o gatilho foi ativado com sucesso!
A diferença deste para a escassez é o tempo limitado.
Agora, além de poucas unidades temos um tempo determinado para a oferta, como as que acontecem na Black Friday, por exemplo.
O sucesso das vendas neste dia estão exatamente por esse gatilho.
As frases mais usadas são "é agora ou nunca", "última turma do ano" ou "carrinho fecha daqui a 12 horas e depois só ano que vem".
Prova Social
De todos, esse é um dos mais populares porque todos buscam depoimentos de pessoas que usaram o produto para saber se vai funcionar para elas antes de comprar.
Ao ver o sucesso das provas sociais basta ver os canais de Review de produtos no Youtube, possuem milhares de visitas!
Essa é inclusive uma excelente forma de ganhar dinheiro, basta se afiliar a Amazon e fazer vídeos sobre os produtos, deixando seu link de afiliado.
Não se esquecendo de usar os gatilhos de urgência e escassez para impulsionar as pessoas a clicarem no link, claro ;)
Autoridade
Esse certamente é o mais usado atualmente. Qualquer propaganda vai ter um "especialista" ou "cientista".
Esse apelo está tão forte que conseguiram vender uma gripe como se fosse o vírus da umbrella do Resident Evil, para você ver o poder que uma autoridade tem hoje em uma massa que não questiona mais.
Isso facilita muito nosso trabalho na verdade.
Para convencer pessoas que te conhecem e não te veriam como especialista, use a autoridade de outros que a pessoa que você quer influenciar conhece, levantando coisas que ela disse.
Para desconhecidos, busque informação e se apresente como autoridade.
Na internet é ainda mais fácil, basta criar conteúdo gratuito com bastante informação relevante e divulgar por aí, com o tempo você cria um público que passa a te enxergar como autoridade.
Uma tática muito usada pelas marcas é utilizar artistas que, além de conhecidos, conseguem parecer exatamente a emoção que o produto quer mostrar, trazendo identificação para o público.
Quem aí não lembra do famoso "carne de qualidade" do Tony peludo Ramos?
Já foi enganado por algum desses?
Infelizmente todos nós já fomos reféns de profissionais de marketing que usam esses gatilhos inconscientes para nos fazer comprar coisas.
Mas, a partir de agora, você vai virar a mesa e identificar esses malandros, usando esses atalhos para convencer os desavisados.
Conhecimento é libertador não é verdade?
Beijo da Maga!
1 Comentários
Na minha opinião as maiores armas criadas pela humanidade, são sem sobra de dúvidas, a informação, pois enquanto armas possuem um efeito imediato e rápido, a informação transcende o tempo, tanto que podemos ver propagandas mentirosas serem repetidas ad infinitum nos dias atuais, sendo que as mesmas já foram comprovadas falsas no passado.
ResponderExcluirDeixe sua opinião ou dúvidas pra maga!