O que o apagão do Amapá me ensinou

 


 


Um dos eventos atuais que mais me impressionaram foi o grande apagão no Amapá, deixando as pessoas quase um mês sem luz. Isso me despertou para um assunto muito importante que é a dependência da maioria no sistema de forma geral.

 

Algumas habilidades básicas como saber desidratar a carne para não perder todo o estoque do mês, por exemplo, são desconhecidos pela maioria. Há outras um pouco mais avançadas como filtrar água da chuva, porque a ideia que a empresa de energia/água pode deixar de oferecer o serviço por dias nem passa pela cabeça das pessoas.

 

Ao invés disso as pessoas gastam tempo falando de política, fofocas ou do modelo de estado que consideram "ideal". Isso pra mim é uma total falta de prioridade, afinal de que adianta entrar em assuntos profundos se quando houver uma pequena queda de abastecimento você morre de fome?

 

Para você que me segue (ou encontrou esse post por acaso...rs), vou te passar algumas das habilidades que considero essenciais para os momentos de incerteza que estamos vivendo. Agora foi o Amapá mas futuramente nada impede que não seja a nossa cidade.

 

IMPORTANTE: Recomendo fortemente que grave no seu celular  os vídeos desse post, porque caso falte luz você não vai conseguir acessar a internet para fazer os procedimentos.

 

1 – Estoque comida

A falta de insumos já é uma realidade, inclusive esse é um dos motivos dos produtos do mercado subirem tanto de preço todos os meses. 

 

É possível não sofrer muito estocando de 1 a 3 meses de perecíveis (proteínas) e grãos (caso coma) o máximo possível.

 

No meu caso, que sou adepto da dieta carnívora, minha principal preocupação é com carne, por isso estoco uns 3 meses no meu freezer, aí vou gastando atenta as promoções do mercado, cada vez que aparece eu reponho.

 

Sei que em muitos lugares a carne de boi é cara, mas aí você pode trocar por órgãos (fígado, coração...), peixe ou galinha, apesar de não recomendar muito esta última, porque dão muitos hormônios para ela. 

 

Colocando na ponta do lápis, como as proteínas saciam mais, você provavelmente vai poupar dinheiro.

 

Caso consuma grãos é possível comprar sempre que entra em promoção, porque sabendo estocar eles duram mais de 10 anos.

 

Tenha pelo menos 3 meses de estoque de comida porque não sabemos quando as coisas podem piorar.

 Melhor ter e não precisar do que precisar e não ter. Pense nisso.

2 – Aprenda a guardar

Aqui vou deixar os vídeos para estocagem de comida. Recomendo que baixe todos eles, se não sabe como fazer basta usar esse site, ele é bem simples basta copiar o endereço e pronto!

 

Proteínas

Agora você tem 3 meses de proteína no freezer e acontece uma queda de energia igual a do Amapá... O que fazer?

 

Caso tenha recursos, a compra de um gerador para esse tempo é uma ideia interessante (inclusive dividir com familiares). Agora, se você é como a maioria e está começando a formar patrimônio, um pouco de conhecimento vai resolver.

 

Há 2 métodos para salvar a sua carne, permitindo que ela fique boa por muito tempo: 

 

A defumação e o a desidratação

 

Isso é uma coisa que deveriam ensinar na escola de tão útil que é, mas como só ensinam a militar a maga vai indicar para você quem ensina.

 

Inclusive, se tiverem tempo vejam os outros vídeos do canal do batata, ele ensina muita coisa interessante!

 

Defumação:




 

Desidratação (charque):




Para ver os outros vídeos do canal só clicar aqui

 

Grãos

Para guardar grãos basicamente você vai precisar de uma embalagem sem ar, isso é possível colocando todos os grãos bem compactos, fechando bem com um algodão aceso com álcool para queimar o oxigênio restante.

 

Veja o vídeo como fazer:

 

VÍDEO DE ESTOQUE DE GRÃOS

 


3 – Plantar

Você sabia que com um vegetal e um vazo é possível multiplicar comida? Apenas um tomate pode virar um pé que dará milhares de outros! É a legítima multiplicação da comida!

 

Como falei antes não sou fã de vegetais e frutas, mas elas podem ser ótimas para tempos difíceis e até para fazer grana, vendendo a produção para os vizinhos.

 

Dá para plantar na água, em vasos e na terra, dependendo do espaço que você tem disponível.

 

Veja aqui como fazer:




4 – Criar animais

Mora mais no interior e compra toda proteína que consome? E que tal mudar isso?

 

Caso tenha uma caixa d’água velha já é possível criar peixes, com um pequeno espaço fazer um galinheiro e criar vários outros animais pequenos, como coelhos e codornas, por exemplo.

 

Mora na cidade grande ou em apartamentos essa ideia é inviável, mas aprender sempre é bom, certo?

 

Inclusive recomendo ir para o interior da sua cidade ou estado assim que puder, as grandes cidades vão ficar cada vez mais cheias de regras e insuportáveis. 

 

Se gosta de paz como eu, coloque no seu planejamento juntamente com a IF um terreno no interior ou no mínimo em uma cidade afastada que fique fácil de chegar nos centros.

 

Veja como criar:

 

COMO CRIAR GALINHAS



 

COMO CRIAR PEIXES


 
Inclusive use esses vídeos como inspiração para ir atrás de mais conhecimento, quanto mais sustentável melhor!

5 – Aprenda a purificar água:

Com a falta de luz vem a falta de água, porque as bombas são abastecidas pela companhia elétrica e poucos se preocupam em manter geradores. Assim, água para beber e para as necessidades básicas é essencial.

 

Para purificar água há vários modos, desde filtro até produtos. Vou deixar alguns vídeos ensinando como fazer os 2 e recomendo uma caixa d’água, claro. Outra aquisição bem interessante é um poço, mas aí vai depender da sua realidade no momento, se a sua casa for própria essa é uma ideia bem interessante.

 

4 FORMAS DE COMO PURIFICAR ÁGUA



6 – Pense de maneira sustentável

Não há para onde escapar, eletricidade, água e comida sempre serão os ativos mais importantes da vida moderna, por isso quanto mais independente, melhor.

 

Se você é adepto ao minimalismo não precisará de uma geração de energia muito grande, bastando algumas lâmpadas, eletrônicos e a geladeira com o freezer está ótimo, até um pequeno gerador ou um pequeno sistema de energia solar dá conta.

 

Pesquise sobre esses assuntos e veja qual se adapta melhor a sua realidade.

 

Há várias outras habilidades...

 

Claro que isso foi só para começar, ainda há habilidades muito importantes para algum momento de extrema necessidade mas antes é preciso saber as acima.

Depois que ter o conhecimento básico busque informações sobre:

  • ·         Como fazer fogo
  • ·         Caçar e esfolar
  • ·         Montar um abrigo
  • ·         Tudo mais que aparece nos programas de sobrevivência do Discovery...kk

 

Tá bom maga, mas você sabe tudo isso?

Como bom e velho bananense buscando o argumento da autoridade, certeza que você se perguntou: “Mas será que ela sabe tudo isso?” e eu te respondo:

 

Claro que não! 

 

Ainda não cheguei no nível Rambo ;) , mas estamos á caminho!

 

O básico já pesquisei, sobre comida e água, por isso te passei esses vídeos, falta os mais “pesados” mas vamos aprendendo devagar.

 

Para quem é o famoso “garoto de apartamento”, saber o básico da sobrevivência será muito mais importante do que qualquer discussão filosófica.

 

Depois disso vem a IF, para te dar liberdade de tempo aí sim, depois de tudo isso, pode pensar nas questões mais profundas.

 

Acha que estou errada, tem algo a mais para acrescentar? Deixa nos comentários!

 

 Beijocas



 













Postar um comentário

8 Comentários

Deixe sua opinião ou dúvidas pra maga!